O novo Peugeot 2008, lançado neste ano, chegou para ocupar um espaço quase sem concorrentes no mercado. Ele pode brigar tanto com os SUVs menores como com algumas minivans, mas procura ter uma identidade própria caracterizando-se por ser um crossover. O GuarulhosWeb avaliou, durante uma semana, a versão top de linha, Grifre THP, que conta com um dos melhores motores turbos disponíveis no mercado brasileiro, o 1.6 THP Flex de 173cv, e custa R$ 80,3 mil. Há versões com outra motorização que parte de R$ 67 mil.
Trata-se de um carro que – segundo a proposta da Peugeot – procura combinar universos distintos em um mesmo modelo, permitindo uma experiência única de condução. Isso é possível perceber logo de cara, já que o 2008 envolve o motorista, que é colocado numa posição de destaque. O fabricante cita que é um conceito inovador do i-cockpit, que inclui volante sportdrive de dimensões reduzidas, um painel de instrumentos elevado e uma central multimídia ergonômica e multifuncional com tela de sete polegadas colorida sensível ao toque. Ou seja, tudo à mão e com ótima visibilidade para o condutor.
Para reforçar essa impressão de ser um carro diferente, figuram como itens de série desde o modelo de entrada, que inclu ar-condicionado bi-zone, rodas de liga-leve de 16”, central multimídia com Link MyPeugeot, alarme, sensor de estacionamento, ABS, 4 air-bags, piloto automático e luzes diurnas em LED, entre outros.
Para garantir performance superior, o motor THP Flex, com 173 CV de potência, chega a ser um exagero para o modelo. Sim. Acelera mais que o carro precisa. O modelo avaliado, com menos de 8 mil kms rodados, já apresentava uma embreagem alta demais, o que pode demonstrar um esforço demasiado para o câmbio manual “conversar” em harmonia com o motor. É o tipo de carro que não precisava tanta força.
Porém, as vantagens aparecem em um consumo de combustível bastante honesto, mesmo quanto abastecido com etanol. Para completar, conta com o sistema anti-derrapagem Grip Control, voltado a terrenos de baixa aderência, um item pouquíssimo usado por quem usa o carro na cidade.
Visual reforça estética da marca
O novo 2008 reúne diversos elementos que se tornam o que a Peugeot pretende ser a sua cara. Segundo divulga, a dianteira possui elementos ajustados com exatidão, livres de qualquer excesso. O capô expressa a proteção e a robustez da marca, que se completa com o que chama de “grade flutuante”. Os faróis são afilados, conferindo um caráter ainda mais expressivo, tecnológico e singular. Os faróis possuem refletores com lente semielíticas e luzes diurnas em LED.
O carro apresenta um estilo robusto e elegante nas laterais. O teto panorâmico de 0,60 m² proporciona um interior agradável com uma forte sensação de amplitude e conforto. A robustez é reforçada com o uso de pneus de uso misto, as rodas de 16 polegadas de liga-leve com acabamento diamantado e os protetores pretos na parte inferior da carroceria, que se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro.
Na traseira, o para-choque, saliente à carroceria, com a parte inferior em preto fosco, reforça a proteção. Ainda na parte inferior, encontram-se as funções de luz de neblina e de ré perfeitamente integradas. A tampa do porta-malas está emoldurada pelo teto com ondulação dinâmica, pelas lanternas traseiras solidamente fixadas na carroceria. O piso baixo do porta-malas facilita o seu carregamento.
Destaques tecnológicos:
De série desde a versão de entrada, a central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de sete polegadas com gráficos de desenho cuidadoso e que comanda todas as funções de conectividade:
• O menu “Navegação” permite controlar a função GPS. Além dos comandos básicos para entrar endereço e calcular rota, é possível visualizar o mapa em perspectiva 3D, configurar pontos de interesse, definir critérios de cálculo de rota, por exemplo, em uma interface elegante e prática de usar;
• A tecla “Multimídia” possibilita controlar o rádio, ler arquivos de música via conexão USB ou visualizar fotografias. Pode-se também acionar os dispositivos conectados à entrada auxiliar, como um aparelho de iPod;
• O menu “Comunicação” controla a conexão Bluetooth para celular e para streaming de áudio;
• A tecla “Parâmetros” permite configurar inúmeras configurações do carro, como a data, as unidades de medida de consumo, a função “follow me home”, que mantém os faróis acesos por um tempo determinado depois que o motor é desligado, entre outros.
Na continuidade do painel de instrumentos, o console central disponibiliza o freio de mão do tipo aviação, que libera espaço no posto do condutor graças ao seu formato elegante e robusto. Ainda no console, o comando elétrico da cortina que protege o teto de vidro panorâmico encontra-se ao lado do seletor do Grip Control.
Os bancos das versões Griffe são revestidos em couro e tecido, aliando qualidade e esportividade, em perfeita harmonia com outros elementos do interior, que têm acabamento em tom marrom. O volante é revestido em couro e dispõe de um acabamento cromo fosco.
O que a versão Griffe THP oferece a mais
Acabamento
• Manopla de câmbio em cromo acetinado com laterais preto brilhante;
• Console central com fundo preto brilhante;
• Pedaleiras e repouso do pé em alumínio;
• Soleira de entrada das portas em inox.
Equipamentos
• ESP;
• Hill Assist;
• Grip Control;
• Embelezadores do pára-choque cromados;
• Retrovisores externos com capa cromados.