Carro

Peugeot 3008 Griffe, um SUV de luxo que mais parece um SPA sobre rodas

Lançado no ano passado, o novo Peugeot 3008 Griffe Pack ainda é pouco visto nas ruas. Por ter um design inovador e bastante bonito (gosto não se discute), chama a atenção por onde passa. Mas é dentro dele, no comando desta «nave», que dá para sentir na pele o tanto de inovador que tem este automóvel, que até pode ser considerado um «spa sobre rodas». Não é difícil explicar. A sensação de bem estar é ampliada pelo sistema de massagens disponível nos dois bancos dianteiros, similares às cadeiras de «quick massage» oferecidas em shoppings ou que podem ser adquiridas em lojas de departamentos para se ter em um cantinho da casa
 
É tanto conforto que o desempenho (que é dos melhores, graças à motroização 1.6 turbo) pode ficar em segundo plano. O 3008 oferece diversas funções de ajuda à condução com seus ADAS – Advanced Driver Assistance System, que antecipam o futuro dos veículos autônomos. Em diferentes situações, o SUV da Peugeot tem vontade própria, mas ainda sob o comando do condutor, graças a uma câmera instalada na dianteira que interage em tempo real com o motorista, por meio de sinais luminosos e até frenagens em caso de emergência. 
 
Entre outros equipamentos, conta com Active Safety Brake e Correção e alerta de permanência em faixa, detector de fadiga, assistência de farol alto, leitor de sinalização de velocidade (ele reconhece as placas e informa os limites daquela via imediatamente), piloto automático inteligente (com sistema de parada), Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) e Visiopark (sistema de ajuda a manobras que mostra o carro visto de cima na hora de estacionar).
 
O Active Safety Brake é equipado por uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que 3008 seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre. Na prática, foi possível avaliar o equipamento ao longo da avenida Tiradentes, em Guarulhos, quando o trânsito à frente parou “de repente”. Sem a ação voluntária deste condutor, ele freou e simplesmente parou, até causando um rápido susto nos ocupantes.
 
Não é exagero dizer que o 3008 anda sozinho. Numa viagem entre Guarulhos e Mogi das Cruzes, durante a avaliação de uma semana realizada pelo GuarulhosWeb, foi possível chegar ao destino sem precisar (com raras exceções) pisar no freio ou no acelerador, até mesmo para passar no pedágio. Para tanto, o carro oferece o Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop. Dá para ajustar automaticamente a velocidade do veículo e a distância em relação ao veículo da frente. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede. 
 
Com a ajuda do freio motor e do sistema de frenagem (as luzes de freio se acendem nesse caso) é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à sua frente acelerar ou mudar de pista, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada. Essa função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h. 
 
O Peugeot i-Cockpit 2.0, com grafismo futurista, é um capítulo a parte. O modelo é o único do mercado com cluster digital de 12,3”, carregador de celular por indução e bancos com massagem. As informações aparecem de forma intuitiva, mas o motorista escolhe aquelas que julgar mais convenientes para ficarem expostas em diferentes configuraçõesl. Agrande tela de última geração sensível ao toque de 8'' é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele tem seis e teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
 
O volante Sportdrive, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas. Outro diferencial e exclusividade no segmento se acha no interior do carro com os bancos do motorista e passageiro dianteiro – com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco. Tem como opções Cat Paw (Patas de Gato), Onda (onda ascendente), Área: (ombros e lombar), Lombar e Ombros. 
 
Para completar, teto solar panorâmico, além de um generoso número de porta-objetos e espaços espalhados em seu interior, como o porta-luvas de cerca de oito litros e um console central refrigerado, muito bem posicionado, com 32 litros de espaço disponível.
 
Eficiência
Com tanta tecnologia e conforto disponíveis, o motor 1.6 THP,  conhecido pela agilidade e força em diferentes situações, disponível em outros modelos avaliados da própria e Peugeot e da coirmã Citroën, passa como um detalhe.  Com potência máxima de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, ele faz um excelente trabalho. Seu torque imponente surge com as 2.000 rpm. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo.
 
O câmbio automático de seis marchas, equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport, garantem maior reatividade e dinamismo ao SUV. Há ainda a opção de trocas manuais por meio da alavanca ou dos Paddle Shifters. A transmissão garante o prazer de dirigir de alto nível (aceleração a partir de baixas velocidades, ruídos do grupo motopropulsor, ajuste automático ao modo de dirigir do condutor, para uma condução confortável ou dinâmica), além de um consumo de combustível comparável ao das melhores transmissões manuais. 
 
 
O que o 3008 oferece por R$ 162.608,00
 
ESP – controle de estabilidade dinâmica;
ABS – sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
AFU – auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
REF – repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
6 airbags: – Airbags adaptativos para o condutor e passageiro dianteiro
– Airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiro
– Airbags dianteiros e traseiros para a cabeça tipo cortina 
Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de forçam e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3), com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
Travamento automático das portas com o carro em movimento;
Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
Alerta de baixa pressão dos pneus (DSG indireto: detecta pressão insuficiente em um dos quatro pneus, sem especificar o qual);
Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.
 

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