Cinema

Peugeot 308 Feline: uma boa surpresa entre os hatchs

Destaque é o conforto oferecido a motorista e aos acompanhantes

Um tempos que os modelos hatchbacks recebem atenção especial dos consumidores, que buscam um visual mais esportivos que os "engessados" sedãs, a Peugeot renova sua linha de médios com o lançamento no início deste ano do 308. Muito mais que uma renovação do ainda atual 307, o novo carro é daqueles que surpreendem positivamente. O Guarulhos Hoje avaliou, durante uma semana, um modelo Felino, 2.0, com câmbio automático, o topo de linha da família. E as impressões foram as melhores possíveis.

Trata-se de um carro comercializado por R$ 70.990, um valor que pode até ser considerado um pouco salgado. Mas quando se percebe o número e nível de equipamentos embarcados, o custo benefício fala mais alto e coloca o hatch médio da Peugeot em posição de destaque frente a concorrência do recém lançado Chevrolet Cruze Sport6 (modelo com mesmo nível de tecnologia e equipamentos está na casa dos R$ 78 mil) e do primo Citroën C4 Hatch (por R$ 67.590).

O Peugeot 308 vem com a motor 2.0 Flex 16V, com uma potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm (quando abastecido com etanol) e um torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm. O câmbio é automático sequencial AT8, o mesmo utilizado no 408. O desempenho tanto na cidade como na estrada é bastante satisfatório. Tem trocas de marchas suaves, arranca com facilidade e está longe de ser um gastão. Faz média na casa dos 6 km/l na cidade com etanol e quase 10 km/l na estada.

Conforto e espaço interno se destacam

Além do visual arrojado, que chama bastante a atenção por onde passa, o 308 Feline agrada principalmente pelo conforto oferecido a motorista e até mais quatro acompanhantes. O habitáculo remete a carros maiores. O painel de instrumentos proporciona ampla visibilidade externa por sua forte inclinação, praticamente em simetria com as colunas do para-brisa. Também tem ótima e agradável visualização interna, com equipamentos bem à mão, display central retrátil, com bom número de informações disponíveis em um sistema multimídia de fácil interpretação, incluindo navegação por GPS.

O sistema promove ótima integração de seus equipamentos, como módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre outros. Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço. O 308 oferece algo novo para o mercado: o teto panorâmico de vidro é um capítulo a parte. No Feline, avaliado, a superfície envidraçada chega a 4,86 m², é quase como um conversível protegido pelo vidro. De fora, ninguém perceber nada.

O que o top de linha oferece

– Seis airbags (dois frontais, dois laterais; dois airbags tipo cortina).
– Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação.
– Apoios de cabeça dianteiros e traseiros.
– Sistema de frenagem ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU).
– Controle de estabilidade (ESP) de última geração.
– Sistema de anti-patinagem (ASR) e controle de estabilidade (CDS).
– Sistema de navegação WIP Nav.
– Tela multifunções colorida de 7 polegadas (resolução de 480 x 234 pixels), inclinável em três posições e modo.
de visualização em perspectiva (birdview).
– Sistema de som WIP Sound Radio CD Playr MP3, com WIP Plug e WIP Bluetooth.
– Entrada USB no console central.
– Faróis de neblina dianteiros.
– Luzes diurnas de LED.
– Sensor de estacionamento traseiro.
– Acendimento automático dos faróis.
– Ar condicionado digital bi-zone com saídas de ar traseiras.
– Retrovisores externos rebatíveis eletricamente.
– Piloto automático e limitador de velocidade.
– Teto panorâmico de vidro.
– Rodas de liga leve 17 polegadas.
– Volante revestido em couro.

Ficha técnica

  • Motor: 2.0 l
  • Potência máxima: 151 cv a 6.000 rpm (etanol) e 143 cv a 6.250 rpm (gasolina)
  • Torque máximo: 22 din a 4.000 rpm (etanol) e 20 din a 4.000 rpm (gasolina)
  • Velocidade máxima: 206 km/h (etanol) e 199 km/h (gasolina)
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 9,9 s (etanol) e 10,5 s (gasolina)
  • Câmbio: Automático  sequencial 4 marchas
  • Roda: Liga leve 17 polegadas
  • Pneus 225/45 R17
  • Comprimento: 4.276 mm
  • Largura: 1.815 mm
  • Altura: 1.498 mm
  • Entre-eixos: 2.608 mm
  • Porta-malas: 430 litros
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Preço: R$ 70.990

Família 308

Active 1.6l Flex R$ 53.990
Allure 1.6l Flex R$ 56.990
Allure 2.0l Flex (manual) R$ 59.990
Allure 2.0l Flex (automático) R$ 63.990
Feline 2.0l Flex (automático) R$ 70.990

Posso ajudar?