Cinema

Peugeot 408 um sedã que inspira respeito

Modelo se sai bem na cidade, mas na estrada mostra a que veio

Ao lançar o novo Peugeot 408 para brigar no disputado mercado de sedãs médios de nível superior, a marca apostou em um estilo bastante definido, amplo espaço interno valorizado pelo acabamento, dirigibilidade de alto nível e generosidade tecnológica. O HOJE avaliou, durante uma semana, um modelo Griffe Aumotático, o top de linha da família, que reúne tudo o que o carro oferece de melhor e custa R$ 79.900.

De cara, o 408 Griffe chama a atenção por todo o aparato tecnológico embarcado e o generosíssimo espaço interno. Porém, ele não esconde ser bem grande por fora também, com dimensões um pouco exageradas para um médio. São 4,69 metros de comprimento, que o colocam próximo aos grandes. Assim, o Peugeot figura como um carrão em meio ao tráfego urbano, expondo aí todos os prós e contras dessa condição.

Para se sair bem na cidade, impossível abrir mão dos equipamentos tecnológicos oferecidos. Ar condicionado digital individualizado, computador de bordo eficiente, GPS integrado de fácil visualização, a partir de uma tela retrátil eletricamente, em cores, de sete polegadas, e – o melhor – ótima manipulação, instrumentos bem à mão e, na hora de achar uma vaga, mesmo que apertada, sensores na frente e atrás. Tudo para facilitar a vida do motorista. Só que os passageiros não ficam para trás. Tanto o acompanhante da frente como até três adultos no banco traseiro se acomodam com elevado nível de conforto. No porta-malas, de 526 litros de capacidade, espaço de sobra também.

Na cidade, um inconveniente mais por conta dos pisos esburacados, cheios de valetas e lombadas, do que um problema do carro. A parte dianteira pega embaixo em diferentes situações. Tanto que a Peugeot colocou uma borracha protetora na saia, mas que teimou em se soltar repetidas vezes durante a avaliação.

Na estrada, porém, o 408 se solta e mostra suas principais qualidades. Tem um comportamento dinâmico respeitável, que elevam a sensação de prazer ao dirigir. Não encontra dificuldade alguma em atingir velocidades próximas – ou até acima – das máximas permitidas, assim como consegue retomadas com extrema facilidade, mesmo com o câmbio automático, respondendo apenas no comando do pé sobre o acelerador. Isso tudo graças à motorização 2.0 l Flex 16 V, que oferece potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm (quando abastecido com etanol) e um torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm.

A sensação de segurança é total. Conta com seis airbags e equipamentos como o ESP ou o ABS de série com auxílio à frenagem de emergência e repartição eletrônica de frenagem, que passam a sensação de ter o carro à mão o tempo todo.

408 Griffe (câmbio automático)

  • Dois airbags laterais (proteção do tórax) e dois do tipo cortina à frente e atrás (cabeça);
  • Controle dae trajetória (ESP) reunindo ainda as funções ASR e CDS;
  • Alarme;
  • Bancos de couro;
  • Teto solar elétrico;
  • Acendimento automático dos farois;
  • Limpador do para-brisa automático + iluminação de "boas-vindas" externa + follow me home automático;
  • Retrovisor interno eletrocrômico;
  • Retrovisor externo rebatível;
  • Roda 17 polegadas em liga leve;
  • Ajuda ao estacionamento traseiro;
  • Ar-condicionado automático bi-zone + difusão de ar para os assentos traseiros;
  • Frisos cromados na base das janelas;
  • Volante de couro esportivo;
  • Mostradores com fundo branco;
  • Soleiras de portas de alumínio;
  • Pedaleira de alumínio;
  • Farois bi-xenon direcionais;
  • Navegação RNEG com tela rebatível (WIP Nav);
  • Ajuda ao estacionamento dianteiro;
  • Assento do condutor com ajuste elétrico.

Destaques

  • Três anos de garantia total;
  • Revisões com preços fixos para toda a rede de concessionárias do país;
  • Pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa;
  • Três anos de Peugeot Assistance;
  • Canal de atendimento exclusivo para proprietários deste modelo.

Família 408 – Preços

Allure Manual: R$ 59.500
Allure Automático: R$ 64.500
Feline Aumotático: R$ 74.900
Griffe Aumotático: R$ 79.900

Ficha Técnica 

Motor 2.0 litros bicombustível
Potência máxima 151 cv / 6.000 rpm (álcool) e 143 cv / 6.250 rpm (gasolina)
Câmbio Automática Sequencial Tiptronic
System Porsche
Freios ABS
Dimensões 4.690 mm (comprimento) / 1.815 mm(largura) / 1.519 mm (altura)
Entre-eixos 2.710 mm
Pneus 225 / 45 R17
Rodas 17 liga leve
Velocidade máxima 208 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,9
Capacidade do tanque 60 litros
Porta-malas 526 litros

Posso ajudar?