Dois meses atrás, o GuarulhosWeb trouxe a avaliação do Peugeot 3008, quando revelou uma série de qualidades do SUV intermediário da marca, repleto de tecnologias, que inspiram conforto, segurança e ótimo desempenho. Desta vez, a satisfação de avaliar outro modelo do fabricante aumentou, proporcionalmente ao tamanho do carro. Trata-se do 5008, o SUV maior da família, que traz praticamente tudo que o irmão do meio (tem o compacto 2008 também), aliado a mais espaço e opção para levar até sete pessoas a bordo.
Desta vez, durante 15 dias, o GaurulhosWeb avaliou Peugeot 5008 Griffe Pack, que utiliza a mesma plataforma moderna do 3008, quando rodou quase 800 quilômetros entre estradas e cidade. As diferenças entre os modelos, além de ser maior por fora (20 centímetros a mais de comprimento) e custar cerca de R$ 20 mil a mais (sai por R$ 179.500), são os 780 litros de capacidade do porta-malas (com cinco passageiros), uma segunda fileira ajustável composta por três bancos independentes e dois bancos retráteis e removíveis na terceira fileira.
Ao comando do 5008, a primeira impressão é tratar-se de um SUV grandalhão, daqueles difíceis de lidar em meio ao trânsito urbano, complicado para encaixar nas vagas cada vez menores de estacionamentos e condomínios. Mas basta algumas horas no comando desta máquina para perceber que o tamanho avantajado não é problema. Graças a uma série de auxiliares tecnológicos, com câmeras que simulam 360 graus, dá para colocar o SUVão em qualquer canto, até dispensando o uso dos retrovisores. Dá para monitorar a manobra inteira por meio do display no centro do painel.
Com a mesma motorização do 3008 (o excelente 1.6 turbo), o tamanho e peso maiores não atrapalham o bom desempenho do 5008. O 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, faz um ótimo papel. Com torque imponente a partir de 2.000 rpm, vai bem nas mais diferentes condições, inclusive com consumo bastante satisfatório. Na estrada, chega a fazer até 14 km/l. Na cidade fica perto dos 10 km/l. O câmbio automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport dão maior reatividade e dinamismo ao SUV. Ou seja, respostas rápidas e precisas.
Assim como o 3008, o 5008 oferece diversas funções de ajuda à condução com seus ADAS – Advanced Driver Assistance System, que antecipam o futuro dos veículos autônomos. Em diferentes situações, o SUV da Peugeot tem vontade própria, mas ainda sob o comando do condutor, graças a uma câmera instalada na dianteira que interage em tempo real com o motorista, por meio de sinais luminosos e até frenagens em caso de emergência.
Entre outros equipamentos, conta com Active Safety Brake e Correção e alerta de permanência em faixa, detector de fadiga, assistência de farol alto, leitor de sinalização de velocidade (ele reconhece as placas e informa os limites daquela via imediatamente), piloto automático inteligente (com sistema de parada), Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) e Visiopark (sistema de ajuda a manobras que mostra o carro visto de cima na hora de estacionar).
O Active Safety Brake é equipado por uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que ele seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre. O 5008 oferece o Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop. Dá para ajustar automaticamente a velocidade do veículo e a distância em relação ao veículo da frente. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede.
Com a ajuda do freio motor e do sistema de frenagem (as luzes de freio se acendem nesse caso) é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à sua frente acelerar ou mudar de pista, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada. Essa função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h.
Para regular a velocidade, a versão Pack do SUV conta com o reconhecimento de placas de velocidade, que as detecta, as lê e exibe no painel de instrumentos. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis. O Limite de Velocidade Recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.
O Peugeot i-Cockpit 2.0, com grafismo futurista, é um capítulo à parte. O modelo conta com cluster digital de 12,3”, carregador de celular por indução e bancos com massagem. As informações aparecem de forma intuitiva, mas o motorista escolhe aquelas que julgar mais convenientes para ficarem expostas em diferentes configurações. A grande tela de última geração sensível ao toque de 8'' é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele tem seis e teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
O volante Sportdrive, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas. Outro diferencial se acha no interior do carro com os bancos do motorista e passageiro dianteiro – com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco. Tem como opções Cat Paw (Patas de Gato), Onda (onda ascendente), Área: (ombros e lombar), Lombar e Ombros.
Dá-lhe espaço
A modularidade e de equipamentos do 5008 formado por mesinhas dos bancos traseiros, persianas de proteção solar, porta objetos no assoalho da segunda fileira, garantem mais conforto para os passageiros. A presença de três bancos independentes na segunda fileira proporcionam o mesmo nível de conforto aos três que vão ali. O comprimento é regulável em uma extensão de 150 mm, o que permite ajustar o espaço interno ou de carga do porta-malas. O aumento da distância entre eixos proporciona ótimo espaço para as pernas em todos os casos. A inclinação é regulável em cinco posições e os bancos têm um apoio de cabeça que não encobre a visão traseira na posição baixa – quando o banco não está ocupado.
A terceira fileira é composta por dois bancos retráteis guardados no piso do porta-malas. Dois flaps articulados em três seções cobrem os dois bancos quando dobrados, propiciando uma superfície de carga perfeitamente plana. Para facilitar as operações de carga e descarga, o acesso ao porta-malas é facilitado pelo chão de carga baixo (676mm) e à tampa do porta-malas de material diferenciado (para maior leveza).
No visual, destaque para a silhueta alongada e dinâmica, reforçada pelos arcos laterais, que transmite esportividade e elegância, com força de expressão e ilustrada pelo sofisticado conjunto Black Diamond. A traseira segue ostentando um desenho moderno e proporciona uma sensação de proteção e robustez. De curvas agradáveis, também não abre mão da funcionalidade.
Equipamentos oferecidos no 5008 :
• Active Safety Brake (Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
• Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
• Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
• Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
• Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
• Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
• Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
• Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).
Equipamentos de segurança
• ABS – sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
• ESP – controle de estabilidade dinâmica;
• AFU – auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
• REF – repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
• 6 airbags: – Airbags frontal para o condutor e passageiro
– Airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiros
– Airbags tipo cortina (com extensão até a 3ª fileira de bancos)
• Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de forçam e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
• Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3) com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
• Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
• Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
• Travamento automático das portas com o carro em movimento;
• Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
• Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
• GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
• Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.