Os moradores da Ponte Alta, em Guaruhos, devem ser os próximos contemplados com uma unidade PEV (Ponto de Entrega Voluntária), que serve para receber materiais de coletas seletivas. O projeto faz parte do programa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Na última quinta-feira, uma unidade do PEV foi entregue no Iporanga.
O projeto de gestão de RCD (Resíduos da Construção Civil e Demolição) também inclui a ampliação da Área de Triagem e Transbordo (ATT) Sadokim, que se encontra em andamento. No entanto, não foi revelado quando será entregue efetivamente e qual sua capacidade real para receber os resíduos, bem como o seu tratamento.
O PEV Iporanga é a 18ª unidade no município, que recebe resíduos de construções ou demolições realizadas na cidade. Além desta finalidade, os postos também dispõem de um Local de Entrega Voluntária (LEV), que recebem materiais recicláveis como papelão, papel, vidro, plástico, metal e até móveis. Os resíduos recolhidos são encaminhados para uma recicladora da Prefeitura, que depois passa a ser utilizado na produção de blocos de concreto e brita para a pavimentação de ruas.
O deputado estadual Gileno Gomes (PSL) acredita que é necessário investir na educação da população em relação aos tratos com o meio ambiente. O parlamentar estadual defendeu a ampliação da proposta para atendimento em todo o município, principalmente no âmbito da sustentabilidade.
"Parabenizo a população do Iporanga, que a partir de agora poderá descartar o lixo no local correto. Essa inauguração também é muito importante para quem contribui para a questão da sustentabilidade e do meio ambiente", concluiu o parlamentar.