A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, apreendeu entre os dias 7 e 9/7, em ação conjunta com a Receita Federal, cocaína e maconha transportadas por passageiros.
As ações ocorreram de forma distinta. Na sexta-feira (7), policiais federais prenderam um brasileiro tentando embarcar para a Espanha com mais de dois quilos de cocaína fixados ao corpo.
No sábado (8), uma mulher, nacional da Eslováquia, que pretendia embarcar para a França, foi flagrada por policiais federais que atuam com o auxílio de cães de faro, com três quilos de cocaína costurados numa espécie de bermuda que usava.
Em outra ação, realizada neste mesmo dia, num fundo falso de uma mala, transportada por um homem, nacional da Hungria, os policiais apreenderam três quilos de cocaína. O suspeito tinha intenção de embarcar em voo para a Irlanda.
No domingo (9), dentro de 170 tubos de tinta para tecidos, foram apreendidos seis quilos de cocaína. Os policiais encontraram a droga na posse de uma brasileira, que pretendia embarcar para o Sudão do Sul.
Por fim, em fiscalização às bagagens descarregadas de voo doméstico, proveniente da cidade de Manaus/AM, servidores da Receita Federal observaram, por meio do aparelho de raio-x, blocos de substância orgânica dentro de uma mala.
A bagagem suspeita foi acompanhada em seu percurso até o momento em que foi retirada por uma mulher. A passageira, uma brasileira de 21 anos de idade, foi abordada e conduzida à PF onde foi presa em flagrante, após a constatação de que o material suspeito era a droga maconha, cujo volume somou mais de dez quilos.