Desde a última quarta-feira, 29, a Polícia Federal está apresentando o programa de metodologia de trabalhos em aeroportos, o Intercops, no Aeroporto de Guarulhos. O projeto pioneiro tem como objetivo promover o intercâmbio na área de investigação criminal em equipamentos internacionais com foco na repressão ao tráfico de drogas entre os países.
Por meio de palestras e acompanhamento das atividades operacionais, a Polícia Federal apresentará a 11 países diferentes sua metodologia de trabalho na prevenção e combate ao crime organizado.
Participam do programa policiais de 11 países (África do Sul, Alemanha, Angola, Austrália, Catar, França, Guiana, Marrocos, Namíbia, Nigéria, Paraguai e Reino Unido), todos com atuação em aeroportos internacionais na repressão ao crime organizado transnacional.
De acordo com dados da própria entidade, nos dez primeiros meses deste ano foram apreendidos 152 traficantes e capturados aproximadamente 1 tonelada de entorpecentes no Aeroporto de Guarulhos. Estes utilizavam o equipamento de transporte para exportar drogas para diversos países.