Polícia

PF deflagra nova operação em Guarulhos para desarticular grupo de traficantes internacionais de drogas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15), em Guarulhos, a Operação Peter Pan. O objetivo, segundo a PF, é desarticular uma organização criminosa acusada de transportar drogas por meio do aeroporto internacional, localizado no município. Apenas em 2024, os agentes federais já prenderam 480 pessoas por tráfico de entorpecentes, número que já supera o total anual de todos os anos anteriores neste aeroporto.

Segundo apurou o GWeb, equipes de policiais federais cumpriram seis mandados de prisão e três de busca e apreensão na região metropolitana de São Paulo. As ações contaram com o apoio de duas equipes da Polícia Militar de São Paulo.

Histórico

As investigações tiveram início há nove meses, a partir da prisão de uma “mula” do tráfico que foi presa em Guarulhos tentando embarcar para a Europa com droga em formato de cápsulas, dentro de seu aparelho digestivo.

Já na fiscalização de passageiros e bagagens, policiais federais, com o auxílio de cães farejadores e scanner corporal, flagraram duas brasileiras, que pretendiam embarcar com destino a França, transportando cápsulas contendo cocaína, dentro de peças íntimas de roupa, inseridas no corpo e ingeridas, sendo necessário o encaminhamento da suspeita ao hospital público.

De janeiro a 14 de outubro de 2024, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 480 pessoas, 51% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (318 prisões). Essa quantidade de presos por tráfico de drogas, já supera o total anual de todos os anos anteriores neste aeroporto.

Esse aumento foi impulsionado pelas prisões de 153 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo (de janeiro a 14 de outubro).

Posso ajudar?