Polícia

PF deflagra operação em Guarulhos contra grupo que enviava ‘mulas’ com cocaína ao exterior

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (6) a Operação Rotas Cruzadas, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no aliciamento e envio de “mulas” para o exterior transportando cocaína no organismo.

Equipes da PF cumpriram um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão na zona leste da capital paulista. O alvo da operação é um homem suspeito de financiar diferentes grupos criminosos já desarticulados, responsáveis por recrutar pessoas para o tráfico internacional. Segundo as investigações, os aliciados eram enviados principalmente para a França, levando cápsulas de cocaína ingeridas no aparelho digestivo.

A Polícia Federal também apura a existência de duas empresas, ligadas ao investigado, que podem estar sendo usadas como fachada para lavagem de dinheiro.

O método de tráfico por ingestão de cápsulas com cocaína é apontado como de alto risco, não apenas para a saúde dos envolvidos, mas também por seu impacto social. De acordo com a PF, muitos aliciados são jovens e mulheres com filhos pequenos, que acabam mantidos em condições precárias e submetidos a abusos enquanto aguardam as viagens. Eles arriscam a vida, já que o rompimento de uma cápsula dentro do organismo ou complicações durante a cirurgia de retirada da droga podem ser fatais.

Os detidos com entorpecentes no organismo costumam ser levados a hospitais públicos, onde permanecem sob custódia da Polícia Penal do Estado de São Paulo até a retirada das cápsulas e conclusão dos procedimentos legais.

As investigações continuam para identificar outros integrantes do esquema e o destino dos recursos movimentados pelas empresas investigadas.

Posso ajudar?