Cidades

PF impede embarque de 35 kg de cocaína pelo Aeroporto de Guarulhos

Na noite desta quinta-feira, 18, a Polícia Federal, em ações distintas, impediu que 35 quilos de cocaína pudessem embarcar pelo Aeroporto de Guarulhos, sendo 5 deles com destino ao continente africano. O caso mais inusitado foi o alojamento do entorpecente em móveis, sem revelar o destino deles, no Terminal de Cargas.
 
No entanto, o material ilícito só foi possível ser encontrado após suspeita de abandono dos utensílios e com o auxílio de cães farejadores, que estavam fazendo fiscalização de rotina na área do estacionamento do Terminal de Cargas do Aeroporto. A carga era composta por quatro poltronas e três puff's. Ao serem inspecionados, os agentes encontraram pacotes com envolto plástico com o pó branco.
 
Os peritos da Polícia Federal isolaram o material e identificaram a substância como cocaína. A droga, com alto grau de pureza, somou mais de 30 quilos, porém, não foi revelado à quem pertencia a carga e tampouco o seu destino. Ainda no mesmo dia, mas no período noturno, a PF prendeu dois nigerianos tentando embarcar para o continente africano, sem revelar o país, com 5 quilos da droga.
 
Na primeira ação os policiais Federais, que faziam fiscalização de rotina, suspeitaram do comportamento de um homem que estava na fila de embarque de voo com destino a Lagos/Nigéria e o abordaram para entrevista. Um dos policiais notou que havia um volume incomum em seu abdômen e levaram o passageiro para revista. 
 
Sob suas vestes, no abdômen, havia um pacote atado com esparadrapos. O policial fez um pequeno furo e retirou um pó branco com odor característico da droga cocaína. O nigeriano foi conduzido à delegacia, onde os Peritos Federais identificaram o pó como cocaína, com alto grau de pureza, totalizando 3 Kg.
 
Ao se efetuar a qualificação do indivíduo preso, foi identificado que se trata de mais uma pessoa que entrou no Brasil se beneficiando das leis brasileiras para refugiados. Somente nesta semana, esta é a segunda prisão de refugiado nigeriano traficando drogas.
 
Momentos após a prisão do refugiado, outra equipe de Policiais Federais prendeu mais um homem de nacionalidade nigeriana no mesmo voo. Ele se dirigia para a fila do check-in e os policiais notaram que o homem caminhava de forma peculiar. Os policiais o abordaram e, por notarem um volume incomum em suas pernas, levantaram a barra das calças dele, revelando volumes presos com esparadrapos. 
 
O passageiro foi conduzido à delegacia e os Peritos Federais identificaram o conteúdo dos volumes como cocaína. O peso total da droga que ele pretendia levar ao exterior somou 2 Kg. Os dois presos foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas e conduzidos ao presídio Estadual, onde permanecerá à disposição da Justiça.