A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (11), uma nova operação de combate ao tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A ação mira uma rede criminosa especializada em enviar cocaína para o exterior, utilizando a cumplicidade de funcionários de empresas terceirizadas que trabalham na limpeza das salas VIP do terminal.
A investigação aponta que os criminosos exploravam a rotina de trabalho dos funcionários, que tinham acesso livre a áreas restritas do aeroporto, para introduzir a droga nas aeronaves.
A operação cumpre oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária. As ações estão sendo realizadas em diversas cidades, incluindo Guarulhos e São Paulo.
O inquérito foi aberto a partir de uma prisão em flagrante realizada em 2024, quando um dos funcionários foi detido com a droga.
Os suspeitos podem responder por crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.
O Aeroporto de Guarulhos tem sido alvo constante de ações da PF para desarticular quadrilhas que utilizam o terminal para o escoamento de entorpecentes. Esta operação reforça o desafio das autoridades em combater o tráfico que se infiltra por meio de funcionários com acesso privilegiado às áreas operacionais.


