A Polícia Federal, com o apoio da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, deflagrou nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30), no aeroporto de Guarulhos, a operação No Fly, que visa reprimir o tráfico de drogas com a prisão de passageiros que ingerem cápsulas e transportam em seu estômago para o exterior, as chamadas “mulas”. Até o momento, 19 pessoas foram presas.
A ação conta com o uso de escâner corporal para detecção da droga no estômago do passageiro, que são encaminhados à Polícia Federal para a lavratura dos procedimentos criminais e após ao hospital para expelir de forma segura o entorpecente engolido.
Essa operação policial visa estancar o aumento do tráfico nessa modalidade, que já tem 53 prisões em flagrante realizadas em 2024, em comparação com 44 prisões em 2023, sete prisões em 2022 e uma prisão em 2021, além de identificar todos os traficantes envolvidos no esquema criminoso, mantendo o aeroporto um local seguro para os usuários.
Em suas redes sociais, o prefeito de Guarulhos, Guti, falou sobre a operação. “Parabenizar essa ação da PF, a qual estamos ajudando como podemos. A operação está sendo um sucesso e até o momento 19 pessoas já foram presas com o auxilio do escâner corporal”, disse o prefeito.