Policial

Pichadores dão facadas em músico ao serem flagrados

A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Carlos Chagas, onde passou por uma cirurgia e corre poucos riscos

O músico Walflan Henrique Ribeiro Ferreira, 37 anos, foi gravemente ferido por um grupo de adolescentes na região do Bosque Maia, na noite da última terça-feira. A vítima surpreendeu os infratores pichando o muro de sua escola de música e acabou recebendo três facadas.

Ferreira foi socorrido e encaminhado ao Hospital Carlos Chagas, onde passou por uma cirurgia e, de acordo com boletim divulgado pelo hospital, corre poucos riscos e permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Informações dão conta de que se tratavam de seis infratores, no entanto o Guarulhos Hoje apurou que eram três adolescentes, entre eles uma menina, que se denominam Punks e picharam símbolos que faziam menção ao nazismo. Eles foram pegos pela Guarda Civil Municipal (GCM) que, acionados por populares, encontraram os agressores tentando fugir e a vítima caída no chão com ferimentos na cabeça e nas costas.

Os adolescentes, W.P.B e A.B.S., ambos de 17 anos, e E.F.S, de 18, foram detidos. Os policiais apreenderam ainda um canivete suíço, um soco inglês e sprays usados para pichação foram apreendidos. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Guarulhos.

Segurança – De acordo com a recepcionista do conservatório musical, Daniela Sato, 30, não é a primeira vez que imóveis da região são alvo de pichações. "No final do ano passado encontramos os mesmos símbolos na parede da escola". Ela considera ainda que o policiamento no bairro não tem sido eficaz. "Dias atrás, uma pessoa foi assaltada a luz do dia em frente à escola".

Em nota, o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar informou que realiza o patrulhamento ostensivo preventivo diuturnamente. Ainda de acordo com o comando, em pesquisa realizada junto ao COPOM Guarulhos, foram registradas apenas quatro ocorrências de pichação na área central e adjacências, no período de 1º de novembro até então.

Já a GCM ressalta a queda nos números de ocorrências envolvendo pichações na cidade. Em 2008 foram dez, em 2009 11 e, no ano passado, seis. Este ano, até então foram registrados três casos. A Secretaria Municipal de Segurança atribuiu a queda nos números à inauguração da Central de Monitoramento Eletrônico, em 2009.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos, Wilson Lourenço, comenta serem comuns as queixas de comerciantes em relação a pichações e também aponta para a necessidade de maior fiscalização, além de investimentos nas áreas da Educação e Lazer para conscientização dos adolescentes. Ele frisa ainda para a exigência do Código de Postura Municipal, nº 3573/90, que obriga os empresários a manterem as dependências dos estabelecimentos pintadas.

Posso ajudar?