O piloto guarulhense Diogo Moreira assumiu a liderança do Mundial de Moto2 após o Grande Prêmio da Malásia, disputado há uma semanas (26). Com 256 pontos, o brasileiro superou o espanhol Manuel González e abriu uma vantagem de nove pontos na classificação geral.
A apenas duas etapas do fim da temporada, Moreira, que compete pela Italtrans Racing, tem a chance de conquistar o título inédito no GP de Portugal, que será realizado no próximo final de semana, entre os dias 7 e 9 de novembro, em Portimão.
Virada na Malásia
No circuito de Sepang, após uma classificação abaixo do esperado, Diogo Moreira conseguiu uma boa recuperação durante a corrida. Largando do meio do pelotão, o brasileiro completou as 17 voltas em quinto lugar, terminando a 5s672 do vencedor, Jake Dixon.
O principal adversário de Moreira, Manuel González, caiu enquanto ocupava a quarta posição e, mesmo retornando à pista, cruzou a linha de chegada em 25º, sem conseguir pontuar.
O resultado provocou uma reviravolta no campeonato. A vitória de Jake Dixon levou o britânico ao quarto lugar geral, com 215 pontos, e o belga Barry Baltus subiu para terceiro, somando 221. Arón Canet, que também não pontuou, caiu para a quinta colocação com 213 pontos. Agora, apenas esses cinco pilotos mantêm chances matemáticas de disputar o título da Moto2.
Com nove pontos de diferença, Diogo Moreira depende apenas de si para assegurar o título antecipado no GP de Portugal. Caso termine a prova de Portimão à frente de González, ele poderá garantir o campeonato mundial antes mesmo da etapa final.
Manuel González, que liderou boa parte da temporada, estacionou em 247 pontos e terá que reagir nas duas corridas restantes, precisando vencer ou ao menos reduzir a diferença para manter as chances de título até a última etapa.
Classificação atual da Moto2 (Top 5)
- Diogo Moreira (Brasil) – 256 pontos
- Manuel González (Espanha) – 247 pontos
- Barry Baltus (Bélgica) – 221 pontos
- Jake Dixon (Reino Unido) – 215 pontos
- Arón Canet (Espanha) – 213 pontos


