Cidades

Pimentas pode ver fim do rodízio de água já no Natal, informa Sabesp na assinatura de contrato

Prometido para daqui a 100 dias, a partir desta quarta-feira, 12/12, o fim do rodízio de água no Pimentas pode sair até o Natal deste ano. É o que anunciaram o governador Márcio França e o prefeito Guti, nesta manhã, durante a cerimônia de assinatura do contrato de concessão dos serviços do Saae para a Sabesp, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
 
O GuarulhosWeb esteve no evento e ouviu da presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade, que pequenas obras, já em andamento, devem aumentar a vazão de água para a região dos Pimentas e para o Centro já nas próximas semanas.
 
“Já iniciamos uma obra na região de São Miguel Paulista que chamamos de derivação. Vamos tirar água de uma grande adutora que hoje vai para uma determinada região e vai passar parte desta água para reforçar o abastecimento no município de Guarulhos”, explicou.
 
As obras para o abastecimento do Pimentas, devem acrescentar 10% da vazão já utilizada, e tem previsão de conclusão na próxima semana. A segunda obra, também em andamento, tem como objetivo reforçar o abastecimento com mais 100 litros por segundo para a região central. As ações devem antecipar o prazo inicial de 100 dias para o fim do rodízio nas duas regiões.
 
Segundo Karla, o planejamento feito no período de negociação com o município foi fundamental para que os prazos sejam antecipados, como de mão de obra própria e bens materiais que possibilitam ações imediatas.
 
“Independente de questões políticas ou partidárias, acima de tudo está a questão humanitária. Não pode ser possível qualquer pessoa ficar sem água em sua torneira. Isso é básico. Não podemos ter cidadãos privilegiados e outros prejudicados em um recurso tão essencial”, disse o governador.
 
Guti afirmou que será enérgico em cobrar as metas estipuladas para o fim do rodízio em todo o município e lembrou que o contrato de concessão suspende a dívida do município com a Sabesp. 
 
“Hoje é um dia de muita comemoração é uma vitória extraordinária, e vamos resolver o rodízio da cidade, vamos melhorar muito o tratamento de esgoto e se ver livre de uma dívida de R$ 3,2 bilhões. Guarulhos ganha muito com isso”, comemorou.
 
Dia histórico
“Hoje é um dia histórico para a cidade e que vai ficar na memória de todos os guarulhenses. Começamos um trabalho sério, que vai colocar fim ao rodízio de água na cidade e proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população, a partir do tratamento real de esgoto. Como gestor público me sinto honrado em saber que deixarei esse legado”, afirmou o prefeito Guti. “Agradeço imensamente ao governador Márcio França, pela oportunidade do diálogo com a nossa cidade, algo que nunca ocorreu nos últimos 16 anos. O governador não está transformando apenas o Estado; mas está mudando positivamente a vida de 1,4 milhão de habitantes da cidade de Guarulhos”, completou o prefeito.
 
Na oportunidade, Guti lembrou que assumiu o mandato, em 2017, com apenas 2% do esgoto tratado, índice que recebeu incremento de mais 10% em sua gestão, em apenas dois anos, somando atualmente 12%. O prefeito afirmou que a expectativa é de que a cidade tenha 40% do seu esgoto tratado até 2020.
 

 

Posso ajudar?