Cidades

Pipas na rede elétrica deixam 31 mil clientes de Guarulhos sem energia neste ano

O período de férias escolares está iniciando e a EDP São Paulo reforça as orientações de segurança ao empinar pipas. A brincadeira que está entre as preferidas das crianças, pode se tornar perigosa se não for praticada longe da rede elétrica.
 
Além de provocar o desligamento do sistema de fornecimento de energia, com prejuízos à população, a brincadeira pode causar graves acidentes, principalmente se houver a utilização do cerol. Durante as férias escolares, os índices de ocorrências registrados pela EDP São Paulo relacionados à pipa na rede elétrica aumentam consideravelmente, no ano passado corresponderam a 62% dos incidentes durante todo o ano. Equipes precisam ser remanejadas de outros atendimentos, para fazer a limpeza da rede e recompor fiação rompida pela linha da pipa.
 
 
Entre janeiro a maio deste ano, a Distribuidora atendeu 292 ocorrências de pipas na rede que abastece Guarulhos, ao todo 31.169 clientes ficaram sem energia.
 
Em busca de conscientizar a população quanto aos perigos de empinar pipas próximo à rede elétrica, a Distribuidora selecionou alguns cuidados essenciais:
 
·         Escolha um local descampado e longe da fiação elétrica;
·         Alguns materiais utilizados na confecção da pipa podem ser condutores de energia e aumentam o perigo em caso de contato com a rede elétrica. Rabiolas feitas de fita VHS ou cassetes são alguns exemplos;
·         O uso de cerol (pó de vidro com cola) é proibido. Além de ser um risco para motociclistas e pedestres, também oferece perigo no contato com a rede de energia. Isto porque ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, o que permite a transferência de corrente elétrica, podendo provocar um curto e choque elétrico;
·         Arremessar objetos na rede para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha) ou qualquer outro objeto não deve ser lançado sob a rede;
·         Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com a rede elétrica aumenta o risco de acidentes;
·         É expressamente proibido invadir as Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) para recuperar pipas. As ETDs são locais energizados e somente pessoas autorizadas podem entrar nas Estações.
 
Acidentes causados por descarga elétrica pode deixar sequelas como queimaduras e, em casos mais extremos, causar a morte. Vale lembrar que qualquer anomalia na rede da distribuidora deve ser comunicada imediatamente à EDP São Paulo, por meio dos seus canais de atendimento. Confira:
 
– Site EDP Online, no www.edp.com.br;
– Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone);
– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana);
– SMS: Para informar falta de energia, digite o texto ENERGIA + n° da instalação e envie para o número 33777.

Posso ajudar?