Varetas de bambu, papel de seda colorido, tesoura, cola e uma lata sendo usada como carretel de linha. São com esses materiais que se confeccionam as pipas que têm colorido o céu de Guarulhos na época das férias.
Mesmo com os avanços tecnológicos, as famosas pipas resistem e permanecem como preferência entre crianças e adolescentes durante o mês de julho. "O que eu mais gosto de fazer nas férias é empinar pipa. Passo horas na rua com meus amigos e é o melhor que tem para fazer", afirmou Daniel Souza, 13 anos que passa cerca de cinco horas por dia em atividades fora de casa.
Mas não são somente as pipas que atraem a criançada no período das férias, outras brincadeiras mais antigas, como esconde-esconde, passa-anel, pega-pega, que fizeram parte da infância da geração dos pais de hoje, resistem ao tempo e tomam as ruas da cidade.
"Eu gosto de brincar de várias coisas, mas nas férias adoro jogar futebol", ressaltou Halleson Fernando do Espírito Santo, 14 anos, que brinca cerca de três horas por dia com seus amigos do bairro.