Cidades

Piscinão da Vila Galvão é entregue com promessa de acabar com enchentes na região

Foi entregue oficialmente no último sábado, 17/03, o Reservatório de Controle de Cheias na Bacia Hidrográfica do Córrego Jacinto, conhecido como “Piscinão da Vila Galvão”. Iniciada em 2012, a obra sofreu diversas paralisações durante a realização. A ferramenta visa resolver o problema das enchentes na região, antigo problema dos moradores locais.
 
Antes de descerrar a placa de inauguração, o prefeito Guti procurou valorizar as parcerias que levaram à entrega do equipamento. “Independentemente de quem começou a obra, o importante é que estamos inaugurando algo que vai trazer melhoria na qualidade de vida de mais de 3 mil famílias e isso só está sendo possível graças ao empenho da Prefeitura e de seus parceiros desde o início da nossa gestão, e também ao respeito e boa gestão dos recursos públicos”, disse. Na ocasião, o prefeito convocou todos os interessados para um debate sobre como aproveitar a plataforma de 75X34m, que cobre o piscinão.
 
De acordo com o secretário de Obras, Linaldo Hitoshi Koga, o reservatório é suficiente para receber todo o volume de chuva que costuma atingir a região, especialmente durante o verão. “Estamos seguros de que este piscinão tem as dimensões e equipamentos adequados para receber e administrar até mesmo as chuvas mais fortes que antes provocavam constantes enchentes, transtornando a vida das pessoas”.
 
Para a moradora da rua Ceará, Luzia Conceição Rocha, a inauguração é motivo de alegria. “Estou muito feliz porque agora vai acabar o sofrimento. É por isso que eu e todos aqui estamos almejando e torcendo”, comemorou.
 
Localizado na esquina da rua Ceará com a avenida Francisco Conde, também conhecida como “20 metros”, na Vila Rosália, o reservatório possui 2,5 mil m2 de área e capacidade para armazenar até 30 mil m3 de água. A estrutura conta ainda com três bombas com capacidade de escoamento de 400 litros por segundo cada uma e com 2,7 km de galerias de 2 m2, correspondentes à canalização do Córrego Jacinto e que fazem a ligação com o rio Cabuçu de Cima para onde o excesso de água será levado.
 
Integrando o pacote da obra do piscinão, houve a readequação do sistema de drenagem próximo ao Lago dos Patos, e a Proguaru recuperou a pavimentação nas ruas Campista, Gabriel Vasconcelos, dos Coqueiros, Francisco Gonzaga Vasconcelos, São Daniel, São Luiz, praça Cícero Miranda e na avenida Francisco Conde.
 
O projeto básico do Reservatório de Controle de Cheias foi realizado pelo Departamento de Planejamento e Projetos da Secretaria de Obras da Prefeitura de Guarulhos, e o projeto executivo pela Construtora Cronacron Ltda, empresa que também executou a obra.

Posso ajudar?