Política

PL sobre adicional de periculosidade a professores aguarda sanção do prefeito

Aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, na última semana, o Projeto de Lei n.º 4312/13, que prevê adicional de periculosidade aos professores da Rede Municipal de Ensino em função dos altos índices de violência nas escolas, aguarda a sanção do prefeito Sebastião Almeidfa (PT) para sua implementação. Autor do PL, o vereador Toninho Magalhães (PTC) afirmou que foi influenciado pelas experiências de sua mãe como professora.
 
"Surgiu por conta da minha mãe ser professora e ter 33 anos de sala de aula. Em conversa, ela me revelou que era praxe as agressões verbais, físicas e até bullying. Caso um professor, naquela época, desse uma nota considerada pelo aluno baixa, eles riscavam o carro e furavam o pneu. Outro detalhe que me chamou a atenção foi uma matéria exibida pelo Fantástico sobre o tema", declarou o vereador Toninho Magalhães.
 
Em forma de compensação pela criminalidade existente nos equipamentos educacionais, a proposta aprovada pelo Poder Legislativo tem como objetivo bonificar os profissionais de educação do município com adicional de 30% sobre os vencimentos padrão da categoria.  
 
"Da mesma forma que o GCM (profissional da Guarda Civil Municipal) recebe este adicional em cima do salário base, acredito que o professor também tem este direito, até por que todos os profissionais passam pelos professores antes de chegarem no lugar almejado", justificou o parlamentar do PTC.
 
Ele enfatizou os riscos que este profissional corre durante o exercício de sua profissão, além de ressaltar que este possa ser utilizado como mecanismo de proteção e segurança. "Em todo lugar pode acontecer. Hoje o moleque mata por causa de R$ 5 reais. Este é o risco que o professor corre. Por isso a ajuda de custo pela insegurança que este profissional corre dentro da sala de aula".
 
"O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara, e agora vamos ver qual é o interesse do Prefeito e o que vai alegar. A Secretaria de Educação está fazendo até manutenção de quadras (poliesportivas). Nas minhas redes sociais, os professores estão se manifestando de forma positiva", encerrou.

Posso ajudar?