Cidades

Placar das coligações

O DEM do deputado federal Eli Correa Filho e o PRB do estadual Jorge Wilson estão contando, cada um, com sete partidos em torno de seus nomes na disputa para a Prefeitura. Enquanto o primeiro atraiu partidos que estiveram com o PT nos últimos anos, o o outro conseguiu levar siglas que estiveram junto com o PSDB em 2012, na oposição. Já Miguel Martello contabiliza até aqui seis partidos, incluindo seu PSD. O vereador Guti (PSB) vem com quatro agremiações, enquanto Carlos Roberto (PSDB) e Elói Pietá (PT) não anunciaram qualquer coligação até aqui. Há mais uns cinco ou seis partidos soltos por aí, que podem ter candidatos próprios ou buscar ainda alguma parceria.
 
 
 
Em casa
 
Diversos partidos realizam convenções a partir deste final de semana. Um dos encontros mais concorridos deste sábado deverá ser o do DEM, que ocorrerá a céu aberto na rua Felício Marcondes, em frente ao clube Guarulhão, no período da tarde. Como o local sempre foi o preferido pelo PT em seus encontros partidários, os principais apoiadores do deputado federal Eli Correa Filho, pré-candidato da sigla à Prefeitura de Guarulhos, vão se sentir em casa.
 
 
 
Sem estrelas
 
O pré-candidato a prefeito do PT, Elói Pietá, lançou no início do mês sua página oficial no Facebook. Apesar de sempre se declarar um soldado do partido e fazer juras de amor ao ex-presidente Lula e a afastada Dilma Rousseff, defendendo com unhas e dentes os princípios da sigla, nada da cor vermelha ou da estrela – a maior marca do PT. Um xadrez em marrom e bege que remetem ao paletó do ex-prefeito na foto oficial aparece na logomarca do prefeiturável.
 
 
 
Cores
 
O vereador Guti, prefeiturável do PSB, costumava usar uma gravata verde na Câmara Municipal quando ainda militava no PV. Assim que trocou de partido, aposentou o adereço e passou a utilizar outras cores. Já Carlos Roberto (PSDB), desde eleições passadas e em sua passagem pela Câmara Federal, sempre preferiu utilizar camisas azuis, quase uma marca dos tucanos. Eli Correa Filho, apesar de ser do Democratas, usa o mesmo azul do peessedebista. Nas propagandas de sua pedreira e em suas andanças pela cidade, Miguel Martello (PSD) é outro que não larga o azul.
 
 
Aparente calmaria
 
Depois de duas semanas seguidas bastantes conturbadas no meio político, com reportagens que envolviam pré-candidatos a prefeito e uma série de acusações nos bastidores, o clima em torno das pré-campanhas parece mais calmo nos últimos dias. O meio político se concentrou nas atividades de preparação das convenções, além de procurar definir as últimas parcerias e coligações, a fim de se fortalecer para o período de campanha que terá início para valer a partir de 15 de agosto.
— 

Posso ajudar?