Cidades

Planejada e construída na gestão Guti, avenida entre Monteiro Lobato e Tancredo Neves é finalmente entregue

Avenida planejada e construída na gestão passada foi finalmente entregue para o tráfego de veículos entre a Monteiro Lobato e Tancredo Neves.

Planejada e quase toda executada durante a gestão do ex-prefeito Guti (PSD), a rua Planejada (agora denominada Geraldo Evangelista de Souza) foi finalmente entregue pela Prefeitura, após meses completamente concluída. A via projetada conecta dois importantes eixos viários da cidade: a avenida Monteiro Lobato e a avenida Presidente Tancredo Neves, na região do Macedo, tornando-se alternativa para quem utiliza a região entre o Cecap e o Centro.

Com 340 metros de extensão, a nova avenida tem como principal objetivo desafogar o trânsito intenso na avenida Monteiro Lobato, especialmente nas imediações da avenida Otávio Braga de Mesquita, e melhorar a fluidez viária em uma das regiões mais movimentadas do centro expandido de Guarulhos, proporcionando maior mobilidade e integração ao sistema viário local.

A avenida foi planejada ainda na primeira gestão do governo Guti, a partir de 2017. Porém, uma série de entraves burocráticos atrasaram a execução que chegou ao final do ano passado com mais de 80% concluída, faltando apenas a pavimentação final e sinalização. Havia problemas em relação a desapropriação de parte da área e até um lago artificial construído por uma empresa ao lado que invadiam o leito da avenida.

A atual gestão demorou quase 11 meses para entregar a obra, apesar dela ter sido finalizada e até sinalizada há pelo menos 3 meses.

Com a liberação ao tráfego nesta sexta-feira, a nova avenida melhora o acesso a bairros da região central, facilita deslocamentos para o setor comercial e serviços locais, e contribui para reduzir o tempo de trajeto do transporte coletivo e individual, gerando impactos positivos na fluidez urbana, na qualidade de vida da população e na eficiência do sistema viário de Guarulhos como um todo.

O projeto contemplou serviços de pavimentação, implantação de guias e sarjetas, sinalização horizontal e vertical, além de iluminação pública, garantindo infraestrutura adequada e segura para motoristas e pedestres.

O nome da avenida é uma homenagem ao ex-vereador Geraldo Evangelista de Souza, falecido em julho e homenageado  pelo Decreto nº 43031, publicado no Diário Oficial do Município em 22 de agosto de 2025.