Cinema

Planejamento e manutenção preventiva são fundamentais para uma boa viagem

Cuidados devem ser tomados antes e durante o percurso para evitar problemas

Para muita gente, férias escolares e a proximidade das festas de fim de ano, significam carro na estrada. Por isso, é preciso se preparar para as viagens, sejam elas longas ou curtas, principalmente no que se refere ao carro.

De acordo com a Volkswagen, mesmo que o veículo esteja em boas condições, é prudente fazer uma revisão rápida de alguns itens importantes. Para começar, aqueles que garantem a segurança, como pneus, luzes e limpadores de para-brisas. Não se pode esquecer de calibrar os pneus antes de ir para a estrada. É preciso lembrar de que, com o carro mais carregado, é necessário usar pressão maior – os números corretos estão no manual do veículo. E não esquecer nunca de verificar se o estepe está cheio e onde estão o macaco, a chave de roda e as ferramentas para remover as calotas ou rodas.

Segundo a marca alemã, outra dica é verificar o desgaste dos pneus: se as ranhuras estiverem com menos de 1,6 mm de profundidade, precisa trocá-los.. Para facilitar este exame, os pneus têm alguns pontos salientes dentro das ranhuras, ao longo da banda de rodagem, chamadas de TWI. Se eles estiverem muito próximos da superfície externa, é um sinal de alerta.

Mesmo que o planejado não seja viajar à noite, é bom verificar faróis, lanternas traseiras e piscas. Checar também a luz da placa traseira. Uma medida que contribui para a segurança é andar na estrada sempre com faróis baixos acesos. Isso torna seu carro mais visível para os outros motoristas.

Em grande parte do Brasil, o verão é uma estação de chuvas e temporais. Por isso, é bom verificar o funcionamento do limpador de para-brisa e, se for o caso, trocar as palhetas. Verificar a água e o funcionamento do lavador de para-brisa. Se pegar chuva, manter sempre os faróis acesos e aumentar a distância para o veículo à sua frente.

Visita à oficina

Uma visita rápida à oficina também é aconselhável. É fundamental verificar o desgaste das pastilhas e discos de freios. E é bom examinar o alinhamento e balanceamento das rodas – rodas desalinhadas podem provocar desgaste irregular e prematuro dos pneus, exigindo que sejam trocados muito antes do tempo, além de comprometer o comportamento dinâmico do veículo.

Também é bom conferir o estado dos amortecedores. Eles são importantes não só para o conforto, mas para a segurança. É preciso lembrar que, se o carro estiver lotado e com bagagem, eles serão mais sobrecarregados que o normal. "O amortecedor é um dos principais itens de segurança do automóvel e quando desgastado pode oferecer riscos para os ocupantes do veículo", alerta Juliano Caretta, Coordenador de Treinamento Técnico da Monroe. A peça controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando segurança, conforto, estabilidade e boa dirigibilidade.

Um veículo com amortecedores gastos apresenta maior risco de aquaplanar em pista molhada e precisa de maior distância para frenagem. A estabilidade é comprometida e o carro pode perder o controle em curvas e em pavimentos irregulares. "O balanço excessivo causado por amortecedores ineficientes produzem oscilações no feixe de luz dos faróis, atrapalhando os motoristas que trafegam no sentido oposto. Isso pode ofuscar a visão do condutor e causar acidentes", adverte o especialista.

Outro item muito importante são as correias do motor. A dica é pedir ao mecânico para se necessário substituí-las. A correia dentada, por exemplo, deve ser trocada nos períodos determinados pelo fabricante (informações no manual do carro). A correia poly-v também é importante, pois aciona as bombas hidráulicas, o ar-condicionado, o alternador e outros agregados do motor.

Também é preciso verificar o nível do óleo do motor e, se estiver perto do momento da troca, é ideal antecipá-la. Importante checar os filtros de ar, óleo, combustível e o ar-condicionado – um filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de combustível em até 5%, além de reduzir o desempenho do motor. Verificar também o nível do líquido de arrefecimento do motor.

Carro e motorista têm limites

O limite de carga está no manual do proprietário e não deve ser excedido. Levar peso demais força a suspensão, o motor, a transmissão e os freios, além de prejudicar a dirigibilidade.

Mesmo dentro dos limites recomendados, a Volkswagen informa que é importante lembrar que um automóvel levando cinco pessoas e bagagem se comporta de forma bem diferente do que no dia a dia na cidade. Uma mudança fundamental é na distância de frenagem: é preciso mais espaço para parar. Portanto, é bom evitar andar muito perto do carro à frente e reduzir a velocidade gradualmente, sempre que for possível. Na chuva, prestar ainda mais atenção.

O carro carregado também tem comportamento diferente nas curvas. Para evitar sustos e surpresas desagradáveis, é preciso reduzir a velocidade antes de entrar na curva. Às vezes, as velocidades indicadas nas placas nas estradas, próximo às curvas, podem parecer baixas demais, mas não estão lá por acaso. Elas foram calculadas para garantir a segurança e são uma boa referência.

Também é bom lembrar que um carro mais carregado acelera menos. É preciso mais espaço para ultrapassar, principalmente em subidas. É fundamenta não arriscar e tomar cuidado, também, na hora de entrar numa rodovia movimentada.

Tomar cuidado com a acomodação da bagagem. Sempre colocar os objetos mais pesados mais para o fundo do porta-malas e, nas station wagons e nos utilitários, não ultrapassar a altura do encosto do banco traseiro – objetos soltos dentro do carro podem ser arremessados contra os passageiros nas freadas fortes ou em caso de batidas, o que é especialmente perigoso para as crianças.

Por falar em crianças, a fábrica alemã recomenda que elas viajem no banco de trás e, dependendo da idade, utilizar cadeirinhas ou um assento elevado, devidamente fixados e sempre com cinto de segurança. É recomendável que todos os ocupantes do carro usem os cintos. Passageiros de trás não protegidos por eles, em caso de colisão, podem ser arremessados para frente, causando graves lesões a quem viaja na dianteira.

Não se pode facilitar a fadiga

Por mais que se queira chegar logo ao destino, é preciso nunca subestimar o cansaço. A fadiga é uma das maiores causas de acidentes, principalmente se, além de fisicamente exausto, o motorista começar a sentir sono.

A transição entre uma leve sonolência e dormir ao volante costuma ser repentina e as consequências podem ser gravíssimas. Por isso, o certo é não facilitar. Segundo a VW, se o motorista sentir cansaço, é necessário parar assim que encontrar um lugar seguro, como em um posto de gasolina, restaurante ou área de descanso – sempre fora da rodovia ou do acostamento.

A empresa acrescenta que truques como abrir o vidro, aumentar o volume do rádio e coisas semelhantes não adiantam. Portanto, o motorista deve descansar um pouco, descer do carro, tomar um café, água ou refrigerante, comer alguma coisa leve, ir ao banheiro e, quando se sentir em condições, voltar à estrada.

Na estrada

Mesmo se a ideia é fazer uma viagem curta, em uma estrada já conhecida, é importante um mínimo de planejamento para ter uma jornada tranquila. Para evitar engafarramentos, a dica é viajar em horários alternativos. Cada região e cada estrada tem características diferentes – é bom o motorista se informar sobre as condições e previsões de trânsito por meio do rádio, dos serviços das empresas concessionárias de rodovias ou da polícia rodoviária. Procurar encher o tanque antes de começar a viagem. Em geral, o combustível é mais barato nas cidades do que nos postos ao longo da estrada.

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