O governador João Doria anunciou durante coletiva de imprensa, a manutenção de Guarulhos – pela terceira vez – e demais cidades do Alto Tietê na fase amarela do Plano SP. A partir de segunda, portanto, de acordo com a previsão do projeto, as faculdades podem abrir as portas respeitando os critérios do projeto e a ratificação da Prefeitura, que ainda não aconteceu.
Em 13/7, a administração estadual liberou a retomada das universidades em municípios que entrassem em período de estabilidade na terceira etapa (amarela) do Plano SP. Ou seja, Guarulhos deveria permanecer na mesma fase por três semanas, fato confirmado nesta sexta.
Alguns critérios, porém, deverão ser respeitados para a reabertura das instituições de ensino. Apenas 35% dos alunos matriculados frequentarão as aulas. O distanciamento e o uso da máscara continuam obrigatórios. Na Capital, o ensino superior está liberado há duas semanas. Entretanto, as faculdades entraram em período de férias.
A Prefeitura deverá ratificar (ou não) a retomada das universidades de Guarulhos, a exemplo do que faz com os parques, já liberados de acordo com o Plano SP, mas que só devem ser reabertos na primeira quinzena de agosto, conforme informado pelo prefeito Guti durante a live desta quinta-feira, 23/7. O chefe do executivo municipal deve falar a respeito na transmissão ao vivo desta sexta-feira, 24, com a presença do secretário da Educação, Paulo Matheus.
A decisão de manter Guarulhos na fase amarela vale até a próxima sexta-feira, 31/7, e também ratifica a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza. As academias também estão liberadas, desde que funcionem 6 horas por dia e com, no máximo, 30% da capacidade, mediante agendamento prévio dos alunos.
Além de Guarulhos, o grupo, “Grande SP Leste – Alto Tietê”, é composto por Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Todas as cidades, portanto, recebem a mesma classificação.



