Para a professora Denise Viana, 43, que tem o plano de saúde Seisa, o principal problema são os processos burocráticos antes de obter o atendimento. "Preciso da autorização para fazer uma biópsia, mas tenho que aguarda alguns dias, sendo que ainda terei que esperar para agendar, depois, para fazer o exame e receber o resultado. A burocracia prejudica o tratamento".
No Hospital Bom Clima, Lenilson da Silva, 25, queixa-se da demora no atendimento às crianças. "O pronto-atendimento da pediatria é superlotado, o que leva à demora excessiva". Ele é associado da Med Tour Saúde e precisa iniciar o tratamento do filho de três anos com um pneumologista. "Temos que esperar muito para marcar consultas com especialistas".
Para as empresas, não existem problemas
A reportagem do Guarulhos Hoje entrou em contato com os planos de saúde Samcil, Unimed Guarulhos, Seisa, Med Tour, além do Hospital Bom Clima. De acordo com a assessoria de imprensa da Samcil, que respondeu por telefone, a informação de Nascimento sobre a esposa gestante não procede. A assessoria alega que a paciente recebeu o tratamento devido no hospital e maternidade Samcil e que foi encaminhada para outro estabelecimento, onde foi constatado o bom estado de saúde dela e do bebê. Ainda segundo a assessoria da Samcil, Aliete não sofreu perda de líquido.
Quanto ao caso de Renata Alves, a Unimed Guarulhos informou que a paciente foi avaliada em sua queixa clínica, sendo medicada pela Enfermagem seguindo rigorosamente a prescrição solicitada pelo profissional médico e recebendo alta em seguida. A Unimed informou também que os medicamentos prescritos estão disponíveis em estoque adequado na farmácia do Hospital para atender à demanda recebida diariamente, uma vez que é prescrita com frequência.
Sobre a burocracia mencionada por Denise, a assessoria de imprensa da Seisa diz que os procedimentos médicos de emergência/urgência são realizados nas unidades de pronto-socorro, sem a necessidade de ou autorização prévia. Já os procedimentos médicos eletivos obedecem a critérios técnico-operacionais, legal e contratualmente definidos, devendo ser previamente solicitados pelo médico assistente e, após análise, ter sua realização autorizada.
A supervisora de marcação de consultas da Med Tour, Márcia Godoy, alega que a reclamação de Lenilson não chegou ao seu conhecimento. Ela diz que o plano de saúde dispõe de rede credenciada e própria e, ainda, que em casos de dificuldades, o processo chega a sua alçada, "o que não ocorreu em nenhum momento com o caso de Lenilson".
O Hospital Bom Clima não respondeu aos questionamentos do Guarulhos Hoje até o fechamento desta edição.