Cidades

Plenária Municipal de Saúde reúne mais de 800 pessoas

Mais de 800 pessoas, entre conselheiros de saúde, trabalhadores e gestores do SUS, participaram da Plenária Municipal de Saúde, que aconteceu nesta sexta-feira (18) e sábado (19), no Teatro Adamastor Centro. A abertura dos trabalhos contou com a presença do vice-prefeito, Alexandre Zeitune, do secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, sua adjunta, Graciane Figueiredo, entre outras autoridades.
 
O evento teve por objetivo debater a política pública de saúde da cidade e coletar as necessidades da população para a construção do Plano Municipal do setor para os próximos quatro anos. O resultado final foi a indicação de 28 propostas que deverão integrar o Plano Municipal de Saúde de 2018 a 2021, sendo sete de cada um dos quatro eixos temáticos debatidos: Gestão do SUS e Participação Social; Atenção Básica; Média e Alta Complexidades; e Vigilância em Saúde.
 
Além da votação de duas proposituras novas por eixo, os participantes também elegeram a priorização de mais cinco propostas em cada sala temática, as quais foram aprovadas na Conferência Municipal de Saúde de 2015, mas não foram realizadas até o momento, totalizando as 28 indicações. A Plenária foi realizada pela Secretaria de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde.