Polícia

PM irá abordar todos motociclistas em nova operação de segurança

O governador Rodrigo Garcia definiu com as forças de segurança do Estado de São Paulo e representantes das empresas de delivery novas medidas com efeito imediato para combater falsos entregadores que estão envolvidos nos recentes casos de roubos e furtos.

Nesta terça-feira, 3/5, o coronel Ronaldo Miguel Vieira, ao assumir o comando-geral da Polícia Militar de São Paulo, garantiu que serão realizadas abordagens a todos os motoqueiros no combate a assaltos cometidos por criminosos se passando por entregadores de delivery. “A gente não pode criminalizar essa profissão. Eles estão tentando ganhar a vida. E, infelizmente, criminosos estão usando essa atividade como disfarce para cometer roubos. Estamos dando continuidade em operações com motociclistas. Só que a gente vai parando todos”, disse o coronel.

Na cidade de São Paulo terá a segurança reforçada com o dobro do policiamento atual, que atualmente é de 5 mil agentes e chegará a 9,7 mil policiais. “Eu quero deixar um aviso muito claro a esses bandidos, que eles mudem de profissão ou mudem de estado, porque a polícia vai atrás de cada um deles. Quem cometer crime aqui em São Paulo, vai ser preso. O bandido que levantar arma para polícia vai levar bala da polícia que, dentro dos limites da lei, vai agir com muito rigor em relação à criminalidade”, comentou o governador Rodrigo Garcia.
Para realizar a fiscalização de motofretistas, foi firmado um convênio entre o Governo de São Paulo e as empresas para compartilhamento dos bancos de dados dos aplicativos com o Detecta, sistema de monitoramento inteligente do Governo do Estado composto pelo monitoramento de câmeras combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina. Esse compartilhamento já começou e está sendo ampliado.

A troca da base de dados será incorporada para facilitar a identificação de falsos entregadores de delivery, que utilizam mochilas dos aplicativos de entrega para não chamar a atenção e praticar crimes. Será realizada ainda uma campanha de conscientização sobre os serviços de entrega por aplicativos, em uma parceria entre o Governo do Estado e as empresas da área. Isso levará para as ruas ações educativas sobre as iniciativas que visam valorizar a profissão e proteger a população.

Posso ajudar?