Cidades

PM disponibiliza efetivo para combater o mosquito Aedes aegypti

No dia 7 de dezembro a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgou uma nota com um Plano Estadual de Combate às Arboviroses, que reúne força-tarefa com 11 secretarias do governo estadual, sob coordenação da Saúde. Neste projeto grávidas terão acompanhamento especial, além da implantação de uma rede de sentinela contra zika vírus. Homens da Polícia Militar e da Defesa Civil serão mobilizados para, em conjunto com os municípios, exterminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus.
 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, mil policiais devem fazer parte da ação. Guarulhos ainda não está na lista de cidades que devem receber o reforço. Segundo a  Secretaria de Saúde do Estado, os municípios devem realizar uma solicitação. Após o pedido, o efetivo é encaminhado ao município conforme a necessidade.
 
A Secretaria afirma que será criado um fundo estadual específico para enfrentamento das arboviroses de R$ 50 milhões por ano, visando responder a todas as demandas que se fizerem necessárias.
 
O plano ainda prevê treinamento de profissionais de saúde de todo o Estado para diagnóstico e manejo clínico de casos suspeitos, oferta de exames sorológicos pelo Instituto Adolfo Lutz, inclusive para zika vírus, campanha maciça na mídia e parcerias com instituições dos setores público e privado para disseminação da mensagem sobre a importância de toda a população se envolver no combate aos criadouros do Aedes aegypti.
 
Em todo o estado 630.021 casos de dengue foram registrados. Segundo a Secretaria, 80% dos criadouros de mosquitos transmissores da doença estão nas residências.
 
Este reforço deve ajudar a prevenir mais casos da doença e detectar possíveis casos de pessoas infectadas pelo Zika Vírus.