Com a chegada do feriado prolongado da Proclamação da República, a Polícia Militar intensifica a Operação Direção Segura, principalmente aos finais de semana, quando as pessoas costumam exagerar na dose. "As operações estão serão realizadas todos os dias do feriado, sem exceção", anunciou o capitão Rodrigo Paim de Carvalho, porta voz do CPAM-7.
Segundo o capitão, todos os batalhões estarão com equipes na rua fazendo abordagens aos motoristas. "Teremos policias dos três batalhões da cidade na Operação Direção Segura, quanto em outras operações", acrescentou. Neste mês, o por unanimidade, os ministros da 2ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) entenderam que o motorista flagrado embriagado numa blitz, mesmo que não cause acidente, responderá criminalmente pelo ato.
No entanto, a medida ainda não virou Lei, mas os motoristas serão alertados durante as blitzes. "O motorista que for parado, fizer o teste do bafômetro e for constatado indícios de álcool, mesmo sendo o permito pela atual Lei, será orientado que em breve dirigir com qualquer índice de álcool no sangue será crime. Aqueles que forem flagrados com níveis à cima do permitido conforme a atual legislação serão detidos", explicou Paim. De acordo com evantamento do Comando de Policiamento de Área (CPA-M7), 114 veículos e 90 motocicletas foram parados nas blitzes. Dez veículos e 8 motos foram recolhidas ao pátio municipal. Além disso, os policias militares aplicaram 81 multas e cinco carteiras de habilitação.