Enquanto a executiva nacional do PMDB deve definir sua condição de aliado ou não da presidente Dilma Rousseff (PT) nesta terça-feira, 29, o diretório guarulhense da sigla pretende definir sua situação junto ao prefeito Sebastião Almeida (PT) somente na próxima semana, segundo informou o presidente da legenda Rabih Khalil, ex-secretário do Trabalho da administração petista, quando ainda estava no PTdoB. Em Guarulhos, o PMDB integra a base governista desde o primeiro mandato do ex-prefeito Elói Pietá (PT), a partir de 2001.
Rabih acredita que, apesar da instabilidade política e econômica que o País atravessa, aliada ao desgaste sofrido pelo PT nos últimos anos, a definição da executiva nacional não deve ter influência direta na decisão a ser tomada pelo diretório municipal. “A definição será a partir de abril. Iremos começar a conversar sobre o assunto em abril”, explicou o presidente do PMDB de Guarulhos.
Antes sem qualquer representação na Câmara, o PMDB conta atualmente com o parlamentar Lameh Smile, que deixou o PTdoB para integrar a legenda, quando também perdeu o comando da Secretaria do Trabalho, a exemplo de Rabih.
O mandatário afirma que cada diretório municipal possui sua autonomia para definir suas posições, e que o apoio ou não ao PT na cidade ainda não tem qualquer tipo de definição. De acordo com ele, ordens superiores solicitam que os diretórios aguardem a definição do encontro a ser realizado nesta terça-feira, 29, pela executiva nacional para avaliar qual será a melhor via para os peemedebistas nas eleições municipais.
“A princípio cada diretório tem a sua autonomia e vai ter que aguardar. Uma coisa é ter uma definição e outra é o desdobramento, cada município tem a sua vida. A ordem é aguardar”, concluiu.