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Pneus: Dicas de segurança e manutenção para os motociclistas

Veja as informações sobre troca e calibragem; e como fazê-las de modo correto

Quando o assunto é a troca de pneus para veículos de duas rodas, a principal orientação da Ira, fabricante brasileira de Motopeças, acessórios e roupas para motociclistas, é "Fuja das soluções temporárias". Apesar de ser uma alternativa mais econômica, os chamados equipamentos "quebra-galhos" servem apenas como uma opção temporária até o condutor se deslocar a uma oficina e fazer a substituição do pneu, garantindo assim a sua própria segurança e a do garupa.

No mercado, a maioria das motocicletas está equipada com pneus com câmaras de ar. Quando este tipo de item furar, o certo é os motociclistas fazerem a troca da câmara por uma nova, garantindo uma melhor performance para o pneu. "É aconselhável também o consumidor solicitar a inspeção dos aros da roda em busca de possíveis danos que possam furar novamente a câmara de ar ou o pneu. Além disso, é importante evitar a utilização de ferramentas pontiagudas ou cortantes para retirar o pneu", explica Caio Fontana, diretor da Ira. "O pneu é o principal componente da moto. Por este motivo, além da sua performance, o motociclista deve preocupar-se com a manutenção correta deste item e evitar reparos temporários, garantindo assim a sua própria segurança".

Troca

Segundo Caio Fontana, a substituição do pneu está diretamente relacionada à qualidade do produto. "Ou seja, quanto melhor mais durabilidade. Além disso, alguns fatores, como tipo do desenho do pneu, condições atmosféricas, trajeto percorrido diariamente, características da motocicleta, estilo de pilotagem e desalinhamento da banda de rodagem, podem aumentar ou diminuir a vida útil do modelo", conta diretor.

O consumidor também deve estar atento à profundidade do friso na faixa central. Outra dica é caso o motociclista perceba que a motocicleta está um pouco instável especialmente em curvas, deve-se examinar primeiro a calibragem. Se estiver correta, a IRA recomenda analisar o desgaste dos pneus.

Para saber o limite em que se pode rodar com segurança é indicado procurar a seta ou a sigla TWI (Tread Wear Indicator), marca indicadora de desgaste dos sulcos na lateral do pneu. O TWI mostra onde estão as saliências de borracha, que servem como referência do limite de utilização, ou seja, quando a banda de rodagem coincidir com o marcador TWI é hora de trocar o pneu. Outro indicador é a profundidade dos sulcos, que segundo a legislação brasileira para motos não pode ser inferior a 1,0 mm.

Calibragem

Pneus com a calibragem correta duram mais e possuem melhor performance. Por isso, esse item deve ser conferido sempre. A principal dica da Ira é fazer a verificação com os pneus frios, já que pode haver variações de acordo com o peso e estilo de pilotagem do motociclista e, ainda, pelo tipo de terreno, de modelo de pneu e da moto.

"É importante fazer a avaliação da calibragem do pneu pelo menos uma vez por semana e estar atento aos valores indicados pelo manual do proprietário ou em alguma etiqueta de advertência colada na motocicleta", conta Fontana. Outra dica é em caso de levar garupa ou bagagem pesada, o motociclista deve calibrar o pneu para essa situação de uso, garantindo um menor desgaste para o componente.

 

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