Cidades

Pneus são reutilizados para a construção de muros de contenção

Uma iniciativa que preserva o meio ambiente, aumenta a segurança dos moradores em áreas de barrancos e córregos, e tem custo quase zero aos cofres públicos. Há mais de 10 anos, a Proguaru transforma pneus velhos em muros de contenção. Por dia, são recolhidos cerca de 100 pneus.

Com isso, diversos barrancos e córregos, que apresentavam problemas em suas margens se tornaram exemplos de obras econômicas e cheias de criatividade.

O primeiro projeto, em 2002, surgiu após vistoria em córregos, no bairro dos Pimentas. Na ocasião, os técnicos da Proguaru providenciaram a construção do muro de pneus da Vila Itaí. Na obra, que tem extensão de 83 metros e altura de 3 metros, foram utilizados mais de 4.500 pneus. Após a primeira experiência positiva, outros muros foram construídos. Como o de contenção na rua Jacutinga, no Parque Jurema. Foram utilizados 820 pneus, possibilitando uma obra de 50m e altura de 2m. Um ano depois foi construído outro na rua Marilena Lima Pereira, no Jardim Adriana, queconsumiu 414 pneus numa extensão de 85m, e 80cm de altura.

Há obras também na rua Adutora, no Parque Primavera, uma vala de drenagem com 120 pneus, extensão de 10m e altura de 2m. Na rua Santana do Deserto, no Jardim Diogo, com 506 pneus, extensão 60m e altura de 2,5m. Na avenida Benjamim Harris Hunnicutt, no Cabuçu, com 800 pneus, extensão de 150m e altura de 1,20m.

Já na rua Paulino Moinho, no Jardim Ipanema, o muro foi construído com 80 pneus e tem extensão de 7m. Na rua Pedro de Toledo, no Parque São Geraldo, com 651 pneus, extensão de 100m e altura de1,50m. E na rua Pedro Luiz, no Jardim São João, com 180 pneus,

Posso ajudar?