Cidades

Polícia Civil abre 788 vagas para escrivão

Inscrições estarão abertas a partir de 6 de janeiro do ano que vem e vão até 31 do mesmo mês; criação de vagas permitirão a maior contratação da história da Polí

A Polícia Civil abriu concurso para preencher 788 vagas de escrivão de polícia em todo o Estado. O edital foi publicado nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial do Estado.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 6 de janeiro do ano que vem e vão até 31 de janeiro, pelo site da Vunesp. A taxa é de R$ 63,92.

Conforme o edital, o salário inicial para o cargo de escrivão de polícia é de R$ 3.160,08, correspondentes à soma dos valores do salário-base e da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho (RETP).

Serão destinadas 25% das vagas para a Capital, 25% para a Grande São Paulo e 50% para o Interior.

Além das 788 novas contratações, mais 287 vagas remanescentes do último concurso para escrivão serão preenchidas com a nomeação de candidatos – totalizando 1.075 futuros escrivães.

Requisitos

Para concorrer ao cargo de escrivão de polícia é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, não registrar antecedentes criminais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e ter diploma de graduação.

É preciso também ser habilitado para a condução de veículos na categoria "B", além de outros requisitos que constam no edital.

"SP contra o crime"

A Polícia Civil de São Paulo realizará a maior contratação de sua história, com o reforço previsto de 2.805 novos policiais.

Além dos novos 1.075 escrivães, está aberta a seleção para contratar 1.384 investigadores. Ainda devem ser abertos concursos para delegados e agentes policiais, que reforçarão o efetivo em todas as regiões do Estado.

As novas contratações fazem parte das medidas previstas no "SP Contra o Crime", um conjunto de ações estratégicas anunciado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, com o objetivo de diminuir os crimes e valorizar as polícias.

Na Polícia Técnico-Científica, serão 1.853 novas vagas, um aumento de 64% a quantidade de funcionários, a maior contratação da história da instituição.