A polícia ordenou que um shopping center em Essen, no oeste da Alemanha, não abrisse neste sábado, após receber denúncia sobre um ataque iminente. O shopping center e o estacionamento adjacente ficaram fechados e cerca de 100 policiais, muitos deles armados com pistolas e usando coletes à prova de balas, se posicionaram em volta do complexo para impedir a entrada de pessoas. Vários policiais vasculharam o interior do prédio para retirar do funcionários que faziam a limpeza do local.
“Como policiais, somos a autoridade de segurança e decidimos fechar o shopping”, disse o porta-voz da polícia, Christoph Wickhorst, acrescentando que receberam a denúncia na sexta-feira à noite de outras agências de segurança. Ele não deu mais detalhes, mas a polícia de Essen disse mais tarde que estava interrogando um homem e fazendo uma busca em seu apartamento, na cidade vizinha de Oberhausen.
O shopping center, em Limbecker Platz, ficará fechado durante todo o dia. Ele é um dos maiores da Alemanha, com mais de 200 lojas, e atrai cerca de 60 mil pessoas num sábado normal, de acordo com seu website.
Em 2016, três pessoas ficaram feridas quando adolescentes muçulmanos atacaram um templo Sikh em Essen. A Alemanha está em alerta após uma série de ataques em locais públicos no último ano. Fonte: Associated Press.