A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação para desmantelar uma quadrilha que aplicava golpes de financiamento de veículos na região de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços ligados aos suspeitos e em duas agências de automóveis. A ação realizada na última quinta-feira (15) apreendeu 27 carros avaliados em quase R$ 1 milhão, além de computadores, celulares e documentos.
De acordo com as investigações, o grupo simulava o financiamento dos veículos com a promessa de locá-los para motoristas de aplicativo, mas após concluir a operação os carros não eram entregues, como explica o delegado Vitor Santos de Jesus, do 1º Distrito Policial de Taboão da Serra.
“Sempre utilizando a mesma conversa, fazendo com que essas vítimas financiassem veículos em nome próprio mediante a promessa de que, após a aquisição, poderiam locar os carros para motoristas de aplicativo. No final das contas, (o golpista) ficava com o valor financiado e não entregava o carro. Muitas vezes até repassava o carro para outras pessoas, por valor abaixo do mercado”, afirma.
Uma das agências vinculadas aos suspeitos não possuía documentação para o funcionamento e foi fechada. Segundo a polícia, ao menos 20 pessoas foram vítimas do grupo criminoso. Três suspeitos foram indiciados por estelionato e associação criminosa. Um quarto envolvido teve a prisão temporária solicitada à Justiça.