Após um flagrante de roubo de veículos, investigadores do 5ºDP de Guarulhos – após três meses de diligências – conseguiram deter 20 pessoas acusadas de pertencer a uma quadrilha que praticava roubos, furtos e desmanche de veículos em São Miguel, na zona leste de São Paulo. A operação batizada de “60 segundos” ocorreu na manhã desta terça-feira (9).
Em 28 de janeiro, dois homens foram detidos após furtar um carro. O caso foi registrado pelo 5ºDP que iniciou uma coleta de informações abordando endereços e nomes dos suspeitos de integrar a quadrilha. Para isso quatro investigadores trabalharam durante três meses até que foi possível fundamentar os pedidos de prisão junto ao Poder Judiciário.
Por volta das 3h30 desta terça-feira, 210 policiais divididos em 70 viaturas, se reuniram para iniciar os trabalhos. As 5h30 a ação teve início. Foram 20 pessoas detidas, entre eles um menor de idade. Além disso, a polícia apreendeu 13 veículos e acessórios.
A quadrilha trabalhava com receptadores maiores que furtavam veículos e secundários que furtam aparelhos de som, estepes e acessórios. A operação recebeu o nome de “60 segundos” devido a rapidez com que os criminosos praticavam os furtos. Em Guarulhos a quadrilha concentrava a prática na região central.
A polícia acredita que a quadrilha chegava a furtar entre 40 e 50 veículos por semana. Foram expedidos 34 mandados de busca e apreensão, além de 25 pedidos de prisão temporária. Dois homens ainda estão foragidos. Segundo João Alves de Araújo, delegado titular do 5ºDP, não há provas de que a quadrilha seja ligada a alguma facção criminosa.
O delegado da seccional de Guarulhos, Adilson da Silva Aquino, explicou que a polícia trabalhou integrada com as Seccionais e Demacro. “Um dos objetivos do governo é o combate incessante ao desmanche de veículo, por se tratar de uma atividade ilegal e lucrativa”, encerrou.