Polícia

Polícia Civil desarticula “call center” do crime em imóvel de luxo de SP

Foto: Secretaria da Segurança Pública de São Paulo
Foto: Secretaria da Segurança Pública de São Paulo
Polícia Civil descobre central de golpes em imóvel de luxo na Zona Sul de SP. Dez pessoas foram presas operando "call center" falso de bancos.

Uma operação da Polícia Civil descobriu, nesta quinta-feira (23), uma central clandestina de golpes telefônicos instalada em um imóvel de alto padrão no Jardim São Luís, zona sul da capital paulista. Durante a ação, dez pessoas, com idades entre 18 e 38 anos, foram presas em flagrante.

A investigação, conduzida pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) de Taboão da Serra, identificou o endereço como o núcleo de operações de uma quadrilha especializada em estelionato eletrônico. No local, os agentes encontraram uma estrutura profissional de telemarketing, equipada com 23 celulares, dez notebooks e fones de ouvido.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Como funcionava o golpe

Os criminosos utilizavam técnicas para se passar por funcionários de instituições bancárias. Com o auxílio de cadernos contendo roteiros e anotações detalhadas, eles convenciam as vítimas a fornecerem dados pessoais e senhas.

De posse dessas informações, o grupo acessava as contas bancárias para realizar transferências via Pix e contratar empréstimos indevidos em nome dos que sofriam o golpe.

Histórico criminal

Entre os dez detidos, dois já eram alvos de outras investigações: um por integrar uma organização focada em “falsos leilões” e outro por envolvimento com rifas ilegais. Todo o material eletrônico apreendido foi encaminhado para perícia técnica, o que deve ajudar a identificar o número total de vítimas e o montante financeiro movimentado pela quadrilha.

Os suspeitos foram levados ao SIG e permanecem à disposição da Justiça. O caso foi registrado como estelionato e associação criminosa.