A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (1º) a Operação Alta Cúpula, ação voltada para desarticular uma organização criminosa especializada em estelionato e golpes em larga escala na Região Metropolitana de São Paulo. A ofensiva concentra o cumprimento de 47 mandados judiciais em Guarulhos, sendo três de prisão e 44 de busca e apreensão.
Coordenada por agentes do 1º Distrito Policial de Guarulhos, a operação localizou duas centrais de golpes, totalmente estruturadas com computadores, celulares, fones de ouvido e periféricos instalados em imóveis de alto padrão na cidade. Até o momento, duas pessoas foram presas e outras seis foram conduzidas à delegacia para prestar depoimentos.
Durante as buscas nos endereços dos suspeitos, as equipes policiais também recolheram joias e documentos. Todo o material será submetido à perícia para identificar novas vítimas e mapear o alcance financeiro do grupo criminoso.
Clonagem de cartões e fraude eletrônica
As investigações apontam que parte da atuação da quadrilha consistia em comprar produtos e insumos em nome de terceiros utilizando cartões de crédito clonados para, posteriormente, revender as mercadorias.
De acordo com o delegado Halisson Ideiao, responsável pelas investigações, o foco das diligências é neutralizar toda a cadeia hierárquica e operacional do grupo. A polícia busca atingir não só os operadores das chamadas, mas os responsáveis pela logística e pela lavagem dos valores obtidos.
Os investigados vão responder pelos crimes de fraude eletrônica, estelionato, receptação qualificada e lavagem de dinheiro. A operação continua em andamento em Guarulhos.


