Polícia

Polícia Civil mobiliza efetivo em Operação Hera II para capturar agressores de mulheres em SP

Operação entra em sua segunda fase nesta quarta-feira (10) - Foto: Reprodução/SSP
Operação entra em sua segunda fase nesta quarta-feira (10) - Foto: Reprodução/SSP
Ação marca o encerramento dos 21 Dias de Ativismo contra a Violência e visa cumprir mandados de prisão contra agressores foragidos

A Polícia Civil de São Paulo está mobilizada nesta quarta-feira (10) com agentes em todo o estado para capturar agressores de mulheres que possuem ordens judiciais expedidas. A ação culmina o movimento dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento das diversas formas de violência de gênero.

As equipes policiais cumprem mandados de prisão em diversas cidades paulistas, buscando tirar de circulação agressores foragidos da Justiça.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil!

A Operação Hera II – SP Por Todas foi iniciada em 20 de novembro, em alusão ao movimento de ativismo, com o objetivo de ampliar a conscientização, a prevenção e o combate aos crimes praticados contra mulheres. O nome é inspirado na simbologia da deusa Hera, associada à força e à proteção feminina, e destaca o compromisso permanente da Polícia Civil em fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Durante o período dos 21 dias, as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) intensificaram as investigações de violência doméstica, representações por Medidas Protetivas de Urgência, além de cumprimentos de mandados e ações educativas.

A delegada Adriana Liporoni, coordenadora das DDMs no estado, afirmou: “Essa ação reafirma o compromisso permanente com a proteção das mulheres, acolhendo vítimas, investigando casos graves e prendendo agressores. Nesse período, reforçamos as ações policiais para mostrar que nenhum agressor de mulher ficará impune em São Paulo, porque não deixaremos nenhuma vítima sozinha diante da violência”.

Balanço parcial das ações 

Desde 20 de novembro, a Polícia Civil divulgou os seguintes números:

  • Boletins de Ocorrência: Mais de 21 mil elaborados.
  • Medidas Protetivas: 8,1 mil representações por Medidas Protetivas de Urgência.
  • Prisões: 305 representações por prisão e quase 200 ordens judiciais cumpridas.
  • Prisões em Flagrante: 914 prisões em flagrante em todo o estado.

Os resultados consolidados da operação, incluindo os números dos mandados cumpridos nesta quarta-feira (10), serão divulgados no período da tarde.

O estado de São Paulo conta atualmente com 142 DDMs, das quais 18 funcionam 24 horas por dia, garantindo atendimento ininterrupto. Além disso, existem 170 Salas DDM instaladas em delegacias territoriais para assegurar privacidade e acolhimento especializado.

O serviço também está disponível de forma remota por meio da DDM Online, acessível em 166 unidades policiais.

O SP Por Todas é um movimento do Governo do Estado que reúne políticas públicas voltadas à segurança, autonomia financeira e bem-estar das mulheres, incluindo o lançamento do aplicativo SP Mulher Segura, que conecta a vítima diretamente à polícia em caso de aproximação do agressor.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil!