A Polícia Civil do Rio desarticulou uma quadrilha especializada em promover roubos e furtos a casas de chineses que vivem no Rio. Segundo informações da 12ª Delegacia de Polícia (Copacabana), Silvio Evangelista Barbosa, Victor Otavio Santos, Christian Ales Janer Signori, Alex Targino de Lima e Joselito de Jesus Santos foram presos em Copacabana, na zona sul, e Caio Carvalho no bairro da Mooca, em São Paulo. João Rodrigues dos Santos e Marcos Lam Wong não foram encontrados pela polícia e são considerados foragidos.
A delegada Izabela Santoni, titular da delegacia, afirmou que todos os criminosos são paulistas e viajavam de vez em quando ao Rio com uma lista de nomes e endereços das vítimas. Uma vez na cidade, um deles liga para a casa das futuras vítimas, tentando identificar uma hora em que o imóvel está vazio. É nesse momento em que eles vão até as residências para roubá-las. O grupo, com várias células que funcionam de maneira independente, atuava no Rio, em Minas Gerais e em São Paulo.
A polícia informou que os grupos, compostos por jovens de classe média, têm, em geral, cinco integrantes. Com a prisão dos seis na noite desta sexta-feira (5), duas células da quadrilha foram desarticuladas. As investigações prosseguem. O objetivo da Polícia Civil agora é identificar o chefe da quadrilha, responsável por escolher as vítimas.