Economia

Polícia Federal: concurso prevê mais de 1.300 vagas em 2011

Cinco cargos são previstos: Delegado Federal, Agente de Polícia, Escrivão, Papiloscopista e Agente Administrativo

O concurso da Polícia Federal previsto para 2011 pode ser um dos maiores já realizado, com a previsão total de 1.352 vagas, distribuídas em cargos de nível superior – Delegado Federal (150), Agente de Polícia (396), Escrivão (362) e Papiloscopista (116) – e nível médio – Agente Administrativo (328). O pedido de abertura do concurso está em análise no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O lançamento do edital deve acontecer ainda no primeiro semestre do próximo ano.

"Com a proximidade de grandes eventos no País, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a Polícia Federal fez um planejamento de abertura de mais vagas para suprir demanda nacional. Além de 2011, podemos esperar novos editais até 2013", explica Adriano Barbosa, professor da Rede de Ensino LFG e Delegado Federal.                                                           

A abertura de vagas para os cargos de Delegado, Papiloscopista e Agente Administrativo são esperadas desde o concurso de 2004, que registrou mais de 180 mil inscritos. A expectativa é que o concurso de 2011 tenha um número ainda maior. "Pesquisas apontam que a Polícia Federal está entre as instituições mais confiáveis, por isso a carreira passou a ser mais valorizada e procurada. Além disso, temos a questão da valorização profissional, evolução salarial e a gestão por competências", explica Adriano.

O cargo de Delegado Federal é considerado hoje o Gestor da Polícia, é o responsável por presidir inquérito policial, coordenar atividades de investigação e realizar o planejamento estratégico. A remuneração mensal é de R$ 13.368,68, um dos maiores salários da administração pública federal direta. Para concorrer a vaga, o candidato deve ser graduado em Direito. 

Posso ajudar?