Polícia

Polícia flagra furto de energia elétrica em fábrica de plástico no Pimentas e prende proprietário

Em operação policial realizada nesta segunda-feira (26), com o apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, foi constatada a prática de furto de energia elétrica em uma fábrica do ramo de plástico localizada no bairro Pimentas.

No local, os técnicos da concessionária identificaram uma ligação direta fraudulenta na rede secundária da empresa. A irregularidade é responsável por diminuir o registro de energia consumida. O prejuízo estimado para a EDP é de mais de R$ 20 mil.

A operação foi conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos – DEIC. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Científica.

O proprietário do estabelecimento teve prisão em flagrante decretada e foi encaminhado à delegacia. Ele foi liberado após pagamento de fiança e responderá em liberdade pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Além do processo criminal, o proprietário arcará, conforme a regra da Resolução Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.