Na tarde desta quinta-feira (27), policiais militares se reuniram na Tenda do Bosque Maia para para dar início à Operação Força Metropolitana, que tem o objetivo de reduzir os índices criminais de Guarulhos, através da visibilidade. Cerca de 110 policiais dos quatro batalhões responsáveis pela cidade participam da ação, que teve início as 15h e deve se encerrar às 22h.
Segundo o tenente voronel Vanderlei Ramos, responsável pelo comando do 15ºBPM/M, a operação deve levar a presença policial para diversos pontos da cidade. Em uma breve instrução para os policiais envolvidos, Ramos divulgou dados não oficiais de ocorrências registradas na região de cada batalhão e explicou que a ação tem como intuito abordagens preventivas que busquem evitar novos crimes.
A operação que tem apoio do Comando de Policiamento Metropolitano conta com 32 viaturas de quatro rodas da Rota, 6 Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) , 4 viaturas de supervisão, 32 pontos de visibilidade, 5 bloqueios e 22 setores com o maior número de infrações onde aconteceram rondas.
Ainda segundo Ramos, os roubos a transeuntes com simulacros – objetos que simulam arma – têm se tornado frequente e preocupam. “Este crime é difícil de repreender, já que grande parte dos indivíduos é menor e está apenas esperando uma oportunidade de agir” explicou.
A operação deve terminar por volta das 22h. O balanço deve sair na manhã desta sexta-feira (28).
Dados não oficiais utilizados pela PM
Junho/ Agosto 2014
Roubos – 942
Roubos e Furtos de veículos – 859
Homicídios – 11
Junho / Agosto 2015
Roubos – 895
Roubos e furtos – 559
Homicídios – 11
Os locais onde devem ocorrer interceptações policiais são:
– Av Otávio Braga de Mesquita
– Rua Brasileira
– Estrada do Elenco
– Av. Salgado Filho
– Av. Benjamim Harris Hunnicut
*devido às condições climáticas, os comandos podem ser suspensos ou serem realizados em outros locais.



