Os medicamentos descartados nas proximidades do ginásio Iervolino Fioravante foram recolhidos na noite de segunda-feira pela Polícia Militar. Cerca de 480 caixas, de cinco marcas diferentes, foram retiradas do local pelo cabo Anderson e o soldado Cruz, da viatura M15137 da 1ª Cia do 15º Batalhão. Um boletim de apreensão de objetos foi registrado no 1º DP.
A perícia da PM vai realizar uma investigação na tentativa de localizar o proprietário dos remédios. Será feito um levantamento através do lote de todos os medicamentos para chegar às suas origens.
Conforme mostrou o HOJE, o abandono dos medicamentos representa um problema de questão pública, já que a auto-medicação é prejudicial à saúde.
A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que ocorrências dessa natureza não fazem parte do cotidiano. No entanto, qualquer medicamento tem efeito toxicológico que pode causar danos à saúde e também ao meio ambiente. Apesar do local onde ocorreu o descarte não ser um ponto com grande fluxo de pedestres, o risco maior neste caso seria o uso incorreto dos remédios, especialmente por crianças.
Foram encontrados medicamentos para melhorar e controlar a falta de ar, para o tratamento sintomático de doenças broncopulmonares, problemas circulatórios, refluxo gastroesofágico, distensão abdominal, náuseas, vômitos, azia e drogas indicadas para tratar estados de irritabilidade, agitação nervosa, tratamento de insônia e desordens da ansiedade. A reportagem foi ao local após receber uma denúncia anônima.