Polícia

Polícia prende 23 suspeitos e recupera 30 celulares furtados nos blocos de SP

Carnaval: Polícia prende 23 pessoas e apreende 30 celulares na capital paulista (Foto-Secretaria Da Segurança Publica)
Carnaval: Polícia prende 23 pessoas e apreende 30 celulares na capital paulista (Foto-Secretaria Da Segurança Publica)
Operação Carnaval em São Paulo prende 23 pessoas e apreende 30 celulares durante o fim de semana de pré-Carnaval, com ações contra furtos.

As forças de segurança de São Paulo prenderam 23 pessoas e apreenderam cerca de 30 celulares durante os fins de semana que antecederam o Carnaval na capital. As ações fazem parte do esquema especial de policiamento para a festa e resultaram em detenções por furto de celulares, estelionato e adulteração de bebidas, principalmente em blocos e grandes eventos.

Prisões durante os fins de semana de pré-Carnaval

O reforço no policiamento contou com 5,2 mil policiais militares por dia, apoio de 2,5 mil viaturas, unidades especializadas, aeronaves do Comando de Aviação da PM e atuação integrada da Polícia Civil. Esse conjunto de medidas permitiu a identificação e prisão de criminosos que se aproveitavam da grande concentração de foliões.

Somente nos dias 7 e 8 de fevereiro, foram presas 11 pessoas, sendo três por venda de bebidas adulteradas, duas por estelionato e seis por furto de celulares, em diferentes regiões da cidade.

Ações disfarçadas em grandes blocos

No sábado (7), policiais civis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), infiltrados entre os foliões e fantasiados de extraterrestres, prenderam três homens por venda de bebida adulterada durante o megabloco da cantora Ivete Sangalo, no Parque Ibirapuera.

Ainda no mesmo evento, um homem foi detido com três celulares furtados, escondidos sob a roupa. Ele confessou que era responsável por guardar os aparelhos subtraídos por outros integrantes do grupo.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Furtos e estelionato no centro da capital

No domingo (8), policiais do DHPP, desta vez disfarçados de caça-fantasmas, prenderam um homem e uma mulher suspeitos de furtar celulares em um bloco na região da Consolação, no centro da capital.

Em outra ocorrência no mesmo dia, uma mulher foi flagrada com 12 celulares furtados e detida. De acordo com a investigação, ela também atuava como “guardiã” dos aparelhos. Além disso, os agentes prenderam um homem com dois celulares e uma corrente de ouro.

Ainda no domingo, dois homens foram presos em flagrante por estelionato durante um show em uma arena de eventos na Consolação. Com eles, os policiais apreenderam cerca de 300 pulseiras falsas, usadas para tentar acessar o local de forma irregular.

Operação já soma 23 prisões

Com as ocorrências mais recentes, chega a 23 o número de pessoas presas desde o início da Operação Carnaval. No fim de semana anterior, no sábado (31), 12 suspeitos foram detidos na região da Barra Funda, acusados de integrar uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais durante blocos carnavalescos.

Os policiais identificaram ambulantes sem credenciamento que realizavam a troca de cartões bancários das vítimas durante vendas na multidão, configurando um esquema de fraude.

Policiamento segue reforçado durante o Carnaval

O esquema especial de segurança continua durante todo o período de Carnaval. A Polícia Militar mantém equipes femininas dedicadas ao acolhimento de vítimas de importunação sexual e à prisão de agressores, em contato direto com a Cabine Lilás, do Centro de Operações da PM.

A Polícia Civil segue com ações de prevenção e investigação de crimes como furtos, roubos de veículos, violência contra a mulher e discriminação, além da proteção a grupos vulneráveis. As unidades do DHPP funcionam normalmente, com apoio do GEACRIM em ocorrências sensíveis.

A Delegacia Eletrônica permanece disponível para o registro de boletins de ocorrência, inclusive em inglês e espanhol, facilitando o atendimento a turistas.