A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou nesta segunda-feira uma blitz educativa com o nome de "Projeto Cinema Rodoviário". A ação, que nasceu no Estado de Minas Gerais, aconteceu no posto da PRF, no quilômetro 208, sentido Rio de Janeiro.
Motoristas autuados pela blitz, ou não, além dos outros ocupantes dos veículos, foram convidados durante todo o dia a assistir o vídeo que falava da importância do uso do cinto de segurança e também da não ingestão de álcool antes de dirigir. "O objetivo deste projeto é aliar a fiscalização com a educação e acabar com a ideia de se colocar o cinto de segurança e reduzir a velocidade quando um posto da PRF se aproxima", disse o agente especial Paulo Henrique Severino de Oliveira durante explanação aos motoristas.
O vídeo exposto às pessoas que estavam no posto da PRF mostram situações reais e simuladas. "O cinto não evita acidentes, mas ajuda a evitar lesões graves e até a morte", continuou Oliveira.
Para o policial, o vídeo surte mais efeito que panfletos. "Panfleto a pessoa pega, amassa e não lê o que está escrito ali, mas o vídeo prende a atenção. Tem bastante gente que nos procuram no fim dessas palestras e dizem que precisavam ouvir e ver o que é mostrado", finalizou.