Um policial militar foi baleado por criminosos após a explosão dos caixas eletrônicos de uma agência bancária, na madrugada desta terça-feira, 30, em Alumínio, na região de Sorocaba. Ele foi atingido por um tiro no braço, quando tentava impedir a fuga dos bandidos. Duas viaturas da Polícia Militar também foram atingidas por tiros de fuzil. A explosão destruiu a agência, localizada na Vila Industrial. É a terceira vez este ano que a mesma agência sofre ataques com explosivos.
A ação ocorreu por volta das 2h30. O barulho das explosões assustou os moradores. O teto da agência despencou e pedaços da fachada foram lançados para o outro lado da rua. Uma viatura da PM que seguiu para o local foi recebida a tiros pelos ocupantes de um veículo. O policial atingido no braço foi socorrido e passa bem.
Na fuga, um dos carros dos bandidos foi cercado por uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual no acesso da Rodovia Raposo Tavares. Os criminosos, armados e encapuzados, desceram atirando e se embrenharam no mato. No veículo abandonado, os policiais encontraram uma mochila com dinamites – o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM foi acionado para resgatar o explosivo. Até o início da tarde, ninguém tinha sido preso. O valor roubado não foi divulgado.
Outro ataque
No mesmo horário, criminosos atacaram os caixas automáticos instalados num supermercado, no bairro Aparecidinha, em Sorocaba. A explosão destruiu os equipamentos, mas não rompeu os cofres. Ao fugir, os bandidos abandonaram uma sacola com explosivos no local. A Polícia Militar isolou o local até a chegada da equipe do Gate.
Este ano, ocorreram 32 ataques a bancos apenas na região de Sorocaba, seis deles na última semana. Em cidades como Tapiraí, Pereiras, Torre de Pedra e Alambari, as agências não reabriram e os usuários são obrigados a viajar para outras cidades para usar os serviços bancários.