A notícia da morte da ex-vereadora e presidente do diretório municipal do PT, Genilda Bernardes, ocorrida na manha desta terça-feira, 11/5, surpreendeu a política guarulhense. Colegas de partido e ex-colegas de bancada usaram as redes sociais para lamentar o falecimento.
“Apesar de nossas diferenças ideológicas, é com pesar que recebo a notícia do falecimento da ex-vereadora Genilda Bernardes, presidente do Partido dos Trabalhadores de Guarulhos. Deixo minha mensagem de força e paz a todos familiares e amigos. Que Deus conforte seus corações”, publicou o prefeito Guti.
““Foi com profundo pesar que soubemos da notícia do falecimento da ex-vereadora Genilda Bernardes. Parlamentar por dois mandatos consecutivos nesta Casa, o último de 2013 a 2017, pautou sua vida pública em defesa dos trabalhadores e das classes menos favorecidas, sempre com determinação e retidão. Ficam aqui nossas sinceras homenagens a Genilda e nossas condolências a sua família”, disse, em nota, o presidente da Câmara, Fausto Martello.
“Quero manifestar o meu profundo pesar pelo falecimento da companheira Genilda Bernardes, presidente do PT de Guarulhos. Ela foi exemplo de luta e doação a boa política. Meus sentimentos à família e amigos. Genilda, presente!”, escreveu Carlos Zarattini, deputado federal pelo PT.
“Meus sentimentos aos companheiros e companheiras do PT Guarulhos. Genilda, uma grande e querida companheira e amiga”, lamentou Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo e ministro do Trabalho no governo do ex-presidente Lula.
“Nós somos companheiros desde a época em que você era presidente do sindicato dos servidores de Presidente Prudente, até os dias de hoje, como vereadora de Guarulhos. Minha irmã, você sempre estará presente em nossas lutas, em nossas vidas. Deus te acolha”, disse o deputado federal Vicentinho.
“Muito triste a notícia da morte da companheira Genilda, ex-vereadora e presidenta do PT de Guarulhos. Ela deixa um grande legado de luta na cidade. Toda solidariedade à militância de Guarulhos, à família e aos amigos neste momento de dor”, lamentou o ex-prefeito de Osasco, Emídio.
“Mulher de fibra, defensora de causas sociais como poucos. O legado de justiça e igualdade ficará para todos nós”, escreveu Marcelo Seminaldo, vereador pelo PT.
“Genilda foi uma grande guerreira em sua luta incansável por justiça social. Minha solidariedade e abraço fraterno nos familiares e amigos”, publicou Janete Pietá.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da minha amiga e ex-vereadora Genilda. Dividimos a tribuna da Câmara e fizemos parte do quadro de secretários municipais juntos”, afirmou João Dárcio.
“Por algumas vezes tivemos divergências de ideias no campo político, mas era uma pessoa com quem eu tinha um relacionamento de muito respeito e admiração pela garra, afinco e certeza com que defendia suas bandeiras e ideias”, enfatizou o ex-vereador Eduardo Barreto.
PT Guarulhos se posiciona
Sigla presidida por Genilda, o PT Guarulhos atualizou a foto de perfil com o símbolo do luto e escreveu “Genilda Bernardes presente”.