Educação

Polo EAD Guarulhos do Mackenzie é campeão na captação de alunos para a instituição

Prêmio do Mackenzie reconhece maiores captadores de alunos em todo o Brasil / Divulgação

Tradicional colégio que atua desde 1967 da Educação Infantil ao Médio, o Colégio Maia se aliou à Presbiteriana Mackenzie, respeitada instituição de ensino superior, atuando como o polo que mais matriculou alunos de graduação e pós-graduação no sistema EaD (educação à distância), o que rendeu à escola um prêmio pelo feito.

Concorrendo com polos de importantes municípios como São José dos Campos, Taubaté e Mogi das Cruzes, o Colégio Maia foi o maior captador de matrículas do Mackenzie que, com o intuito de provocar uma gamificação entre os gestores, criou a campanha de mérito. “Guarulhos sempre foi um grande potencial, e o fato de abrigar grande número de indústrias e uma enorme população mostra que o mercado tem espaço para bons players (empresas com alto nível de influência) atuarem ali. Hoje a cidade tem algo em torno de 120 instituições de ensino superior, contando polos e instituições físicas”, explica o Professor Doutor Antonio Augusto dos Santos Soares, Coordenador de Desenvolvimento de Parcerias (CEPAR), CEDaD – Centro de Educação a Distância do Mackenzie, que foi morador e trabalhou durante décadas do município.

Guarulhos foi vencedor na região Alto Tietê/Vale do Paraíba / Divulgação

Vale a pena estudar à distância?

Existia uma mística a respeito da qualidade do ensino à distância. No entanto, a pandemia obrigou estudantes e universidades a se adequarem ao método, hoje já reconhecido pelo brasileiro. “O EaD tem uma característica muito grande de atender a quem trabalha. Este público já vinha crescendo, pois o modelo já não era mais visto como o bicho-papão. Agora vem se firmando como uma possibilidade segura e de qualidade. Por exemplo, o curso de filosofia do Mackenzie tirou a maior nota dentre todas as instituições no Enade. Eu sou avaliador do Inep desde 2002 e sei que muitas instituições são descartáveis, captadores de recursos simplesmente. Mas, hoje, os alunos estão começando a usar como referências as notas e avaliações de reconhecimento dos cursos, o que desmistifica a ideia de que o EaD seria uma segunda categoria. Ou seja, ele pode estudar numa boa universidade com um ticket menor”, avalia o educador.

Os referenciais de avaliações do MEC são baseados em um tripé educacional, medindo qualidade de material didático, mediação e avaliação, e o cuidado com os elementos é essencial para o sucesso do curso. “Nosso material é produzido pelos próprios professores e a equipe que trabalha para adaptá-lo e torná-lo lúdico é nossa. Os cursos têm tutores e professores da casa, o que assegura que o aluno não está sozinho no percurso. E, por fim, a avaliação assegura que aquilo que ensinei é o que estou cobrando. Quando o estudante recebe o certificado de conclusão de curso, eu posso garantir que ele aprendeu. Somos muito criteriosos nesse método”, finaliza Antônio Augusto.

Antonio Augusto dos Santos Soares, Coordenador de Desenvolvimento de Parcerias do Mackenzie / Divulgação

O Polo Guarulhos do Mackenzie oferece, por valores e condições acessíveis, dezenas de cursos de graduação e pós-graduação. Para conhecê-los e saber mais, basta acessar o link: https://www.mackenzie.br/ead/polos-presenciais/sao-paulo/guarulhos

Posso ajudar?