A Prefeitura de Guarulhos entregou nesta terça-feira (2) a central de triagem de reciclagem no bairro do Ponte Alta. O local, que dispõe de um galpão e uma edificação de apoio, com área para administração, depósito, cozinha, banheiros e vestiários, será gerenciado pela Cooperativa de Trabalho de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Luta e Vida.
Fundada em maio de 2015, a Cooperativa é formada por catadores da região, que participam de um processo de formação coordenado pelo Departamento de Limpeza Urbana, em parceria com as secretarias do Trabalho e da Assistência e Desenvolvimento Social; além do suporte da ITCP-USP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares), com reuniões socio-educativas, cujo objetivo é identificar, mapear e qualificar os catadores para inclusão no Programa Coleta Seletiva Solidária.
Mas o trabalho não parou por aí. Aconteceram também articulações junto aos moradores do entorno, para realização de oficinas, mutirões de plantio e trilhas de reconhecimento da região, para contribuir com o trabalho da central e acompanhar o projeto de paisagismo e áreas de convívio do local.
O presidente da Cooperativa de Trabalho de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Luta e Vida, José Sinésio do Nascimento, que trabalha há mais de 20 anos no segmento de reciclagem, falou da importância do envolvimento da comunidade do entorno. “A colaboração da população é essencial para o desenvolvimento do nosso trabalho.”
A construção do galpão de triagem, que em breve deverá receber uma balança digital, esteira e prensa para que os materiais possam ser comercializados, foi possível graças aos trabalhos realizados pelos funcionários dos departamentos de Obras da Administração Direta e Manutenção (DOADM) e de Limpeza Urbana (DELURB) da Secretaria de Serviços Públicos. Os trabalhos contaram ainda com a colaboração das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura, Educação, Obras, além da coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, Saae e Proguaru.